Uma app para saberes como podes ajudar os outros em Lisboa

Com o LxConnect, podes saber como dar e receber.

Às vezes queres ajudar mas não sabes quem, como ou onde. Para te ajudar a ajudar os outros, nasceu a LxConnect, um site e uma aplicação móvel que te diz que instituições estão a precisar de donativos. O projecto nasceu na freguesia do Lumiar mas, antes de ser lançado, foi alargado a toda a cidade de Lisboa.

Actualmente, estão registadas na LxConnect cerca de 130 instituições de freguesias como Ameixoeira, Carnide e Benfica, além do Lumiar, prevendo-se um trabalho de permanente actualização até cobrir a cidade toda. Através desta ferramenta, é possível descobrir e reavivar laços de vizinhança, participar em acções de voluntariado e eventos, conhecer os apoios, as acções de formação e as actividades de ocupação de tempos livres disponíveis, ou ficar a par do trabalho comunitário que é desenvolvido.

Disponível para iOS e Android, e também na web, a aplicação apresenta uma interface simples baseada em quatro cores: o azul para dar, o amarelo para receber, o verde para consultar a lista das instituições mais próximas de ti e o rosa para consultar o calendário de eventos. São quatro botões que integram toda a informação sobre as instituições sociais em Lisboa: quem são, que serviços prestam, de que necessitam e que eventos comunitários desenvolvem.

Clicando no azul, consegues saber quais são as instituições que necessitam de bens materiais, como fazer donativos materiais ou doar o teu tempo. No amarelo, podes ver como é que essas instituições te podem ajudar, através dos serviços que prestam; podes também ler sobre a sua missão e os projectos em que estão envolvidas.

Num comunicado de imprensa, a LxConnect diz ser um “exemplo do que se consegue quando a intervenção social anda de mãos dadas com a tecnologia, na optimização e facilitação do acesso à informação sobre as instituições e serviços que rodeiam os cidadãos”.

A LXConnect nasceu fruto de uma iniciativa do Centro Social da Musgueira (CSM) e do Banco Social de Comunicação (BSC), no âmbito do programa municipal BIP/ZIP, uma plataforma digital que visa reforçar a operacionalidade, a notoriedade e o impacto dos projectos desenvolvidos pelas instituições sociais que operam na cidade de Lisboa. A Carbon, uma agência especializada no desenvolvimento de aplicações móveis, desenvolveu toda a parte tecnológica do mesmo.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.