O autor do wallpaper do Windows XP tem novas fotos. Desta vez para telemóveis

Ah, e ainda podes ganhar uma viagem aos Estados Unidos.

Estima-se que mais de um mil milhões de pessoas tenham visto a famosa foto “Bliss”, que foi lançada como wallpaper pré-definido do Windows XP. Agora, duas décadas depois de essa imagem ter sido produzida, o seu autor, Charles O’Rear, foi convidado pela companhia aérea Lufthansa para fotografar três novos wallpapers, desta vez para telemóveis.

As novas imagens de fundo têm formato vertical e, de acordo com a Lufthansa, são um “novo tributo à magia que é a natureza americana”. Os wallpapers, que foram feitos em três estados diferentes (Colorado, Utah e Arizona), podem ser descarregados gratuitamente no site newanglesofamerica.com, acompanhados de uma breve descrição que detalha onde foram tirados e como é possível chegar até esses locais, através de voos Lufthansa.

Tirada em Janeiro de 1996 a norte de São Francisco, na Califórnia, “Bliss” é por muitos considerada a foto mais vista da história. O fotógrafo, agora com 76 anos, refere em comunicado estar “entusiasmado por trabalhar com a Lufthansa” naquilo a que apelida de sequela do icónico fundo do Windows XP, permitindo que as suas “perspectivas de outros lugares bonitos possam ser apreciadas por milhões de pessoas”. “Afinal de contas, os smartphones tornaram-se o principal destino para o mundo ver fotografias novas e interessantes. E, fico feliz em fazer parte disso”, acrescentou na mesma nota.

A Luftansa está ainda a promover um passatempo global, que dará a oportunidade a um vencedor e um amigo de visitar os locais onde foram feitos as novas fotos e de conhecer Charles O’Rear. O vencedor será anunciado em Janeiro e o prémio inclui voos de ida e volta até Los Angeles, alojamento durante 7 noites e ainda carro de aluguer. Qualquer pessoa com 20 anos ou mais pode habilitar-se ao prémio, excepto se viver nos Estados Unidos.