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Alguma vez te perguntaste, ao andar por museus, como é que algumas obras parecem praticamente intactas, apesar do passar dos anos? Certamente já ouviste falar de restauro, e se és amante de arte já te deve ter passado pela cabeça o arriscado que é pegar de novo na pintura de um artista aparentemente – mas pelos vistos, não literalmente – intocável.
O trabalho é seguramente difícil e de uma responsabilidade incalculável, daí que tenhamos achado estes vídeos partilhados no Twitter verdadeiramente fascinantes.
A remarkable Jacobean re-emergence after 200 years of yellowing varnish 1/2 pic.twitter.com/yBGNGDcNd7
— Philip Mould (@philipmould) November 6, 2017
2/2 ….still a way to go, but what a transformation! pic.twitter.com/nyGx3qdhOZ
— Philip Mould (@philipmould) November 6, 2017
É que, debaixo do verniz protector e tom amarelado do tempo, há uma pintura perfeita, cheia de cores exuberantes e profundidade, pronta a ser mostrada.
O comerciante de arte e a personalidade da TV britânica Philip Mold partilhou na segunda-feira uma série de imagens no Twitter, que mostram a remoção do verniz de uma pintura a óleo da Era Jacobina (1603-1625). Na altura e nos anos seguintes, a técnica era usada para preservar as condições originais da obra, uma vez que o desgaste do passar do tempo actuava desta forma na camada de verniz e não na própria tinta.
A last smear from the chin removed. I will post an image of the completed picture as soon as it is ready. pic.twitter.com/K7TSl2XdqE
— Philip Mould (@philipmould) November 6, 2017
No vídeo, vemos uma pessoa com um pincel pequeno embebido num líquido que dissolve o verniz em segundos sem danificar a tinta a óleo da pintura com cerca de 200 anos. À medida que o verniz amarelo é removido, uma pintura exuberante e mais colorida é revelada, com pormenores como o visível no Tweet abaixo. Philip Mould tem estado a revelar passo a passo todo o processo que, apesar de ser rápido pela actuação quase imediata do produto que remove o verniz, é moroso pelo cuidado que implica.
Small area of her astonishingly elaborate dress revealed. We dont know identity yet but certain iconographic clues are staring to emerge…. pic.twitter.com/2p1VqN79na
— Philip Mould (@philipmould) November 6, 2017
Quanto à pintura original, o vendedor de arte e apresentador do programa “Fake or Fortune?” da BBC chama-lhe #womaninred e revela que as únicas coisas que sabe sobre a obra são que a mulher retratada tinha 36 anos e que o quadro foi pintado em 1618.
In response to those wanting sight of the uncleaned image of the #womaninred. All we know is she is 36 and it was painted 1618 (inscription) pic.twitter.com/3k8GYxvyJK
— Philip Mould (@philipmould) November 7, 2017