Este tipo de letra é bom para rascunhos

E podes descarregá-lo gratuitamente.

Este presente artigo foi escrito no iA Writer. É a aplicação onde gosto de escrever os rascunhos dos textos porque oferece uma interface simples e sem distracções, que me ajuda a concentrar naquilo que estou a escrever. Mas tenho outro motivo, puramente tipográfico, que me leva a preferir o iA Writer.

Gosto desta app – que está disponível para macOS, iOS e Android – por me oferecer apenas uma formatação para os textos, o que significa que não perco tempo a definir o tipo ou o tamanho da letra, o espaçamento entre parágrafos, etc. Basta escrever. O iA Writer suportava apenas uma tipografia, agora tem outra por que podemos optar, mas é uma escolha puramente técnica.

A diferença entre uma tipografia normal e uma tipografia mono-espaçada

Quer isto dizer que o iA Writer vem com dois tipos de letra, uma mono-espaçada e outra duo-espaçada. A diferença é que na primeira qualquer carácter ocupa o mesmo espaço, enquanto que na segunda as letras m, M, w e W ocupam 50% mais espaço.

A diferença entre a tipografia mono-espaçada do iA Writer e a tipografia duo-espaçada

De acordo com a equipa do iA Writer, a fonte duo-espaçada corrige o problema da versão mono-espaçada em que essas letras, tradicionalmente largas, parecem apertadas nos seus espaços, melhorando o fluxo de escrita e leitura. Os benefícios do tipo de letra mono-espaçada mantém-se: o texto é na mesma fácil de ler, uma vez que as letras têm o espaçamento suficiente para os nossos olhos lerem as palavras ao seu ritmo preferido.

A tipografia duo-espaçada da iA Writer é feita tendo por base da Plex, uma fonte desenvolvida pela IBM e disponibilizada em código aberto. Quer a Plex como o tipo de letra da iA Writer estão disponíveis para download gratuito, para que possas usar no teu editor de texto – como o Word ou outro –, caso não tenhas (ou não possas ter) o iA Writer.