Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Eles chamam-se a eles próprios “Suomi”, nós chamamos-lhes Finlândia. Os nossos amigos do norte completam 100 anos de independência no dia 6 de Dezembro de 2017 e todo o mundo está a desejar-lhes um feliz aniversário.
Os estereótipos passam por tudo isto: 1000 lagos, auroras boreais, Nokia, o top da educação, pilotos de todo o tipo de desportos motorizados, heavy metal de todo o tipo e… saunas. Milhões de saunas. O país tem à volta de 5 milhões de habitantes e 2 milhões de saunas para tolerar um inverno que dura muito, mas mesmo muito tempo.
It's 100 years of independence of #Finland & we have the privilege of magical fireworks. #Suomi100 #AuthenticLife #AuroraBorealis #visitlapland Picture by Rayann Elzein pic.twitter.com/RnJffprYFO
— Visit Lapland (@OurLapland) December 4, 2017
Se pensarmos noutros centenários, há pouco tempo celebrou-se também o da Revolução Russa. Coincidência? Nem por isso.
A Finlândia esteve maior parte da sua história milenar sob o controlo da Suécia, com quem mantém uma rivalidade (saudável) ainda hoje, principalmente visível nos jogos de hóquei no gelo. Após a guerra entre a Suécia e a Rússia pela posse do território, acabou por ser dominada pelos Czares no início do século XIX. Tendo a autonomia de um Grão-ducado, os Finlandeses aproveitaram para cultivar a sua cultura e língua ao longo do seculo XIX. Quando Lenine colocou a Rússia em alvoroço com a Revolução em Outubro de 1917, a oportunidade foi tomada de declarar independência de imediato.
Após um início atribulado, com vermelhos (comunistas e socialistas) e brancos (classes médias-altas) em guerra civil, o país pacificou e concentrou-se na agricultura. Até à 2a Guerra Mundial, quando Estaline resolve enviar em força os exércitos da União Soviética contra a pequena Finlândia. Apesar de terem tecnicamente perdido a guerra, safaram-se com uma perda de 10% do território, depois terem declarado guerra à Alemanha Nazi e passarem para o lado vencedor. A sobrevivência à Guerra do Inverno é o grande motivo de orgulho nacional.
Embora sempre mais colados à União Soviética, nunca pertenceram efectivamente ao bloco de leste. Essa neutralidade é visível ainda parte do ADN porque, embora pertencendo à União Europeia, o país recusa pertencer à NATO por ser uma aliança militar.
Today #Finland celebrates 100 years of independence. Our hearts and thoughts are with all veterans who protected our freedom and independence. Some of them paid the highest price. #suomi100 #IndependenceDay pic.twitter.com/y34sAmI1g7
— FinnishWartimePhotos (@FinnishWarPics) December 6, 2017
Hoje, é um dos países mais desenvolvidos do mundo e a Comissão Europeia celebrou mesmo a data mostrando alguns dos factos e conquistas deste parceiro. A economia continua a ser forte, a sociedade continua a ser firme e a Finlândia continua constantemente a ser citada como um dos exemplos as seguir pelos parceiros Europeus e restantes países.
Today marks 100 years of Finland's independence! ?? Its values of democracy, education, equality and freedom of speech are cherished by us all. #Finland100 #Suomi100 @EU_Eurostat pic.twitter.com/HQsBpViu4S
— European Commission (@EU_Commission) December 6, 2017
Agora que já sabes mais sobre a Finlândia, resta-nos dizer também “Hyvää syntymäpäivää”, ou feliz aniversário aos irmãos do Norte. Que venham mais 100!
Texto de: Miguel Melo
Revisão: João Ribeiro