A fenomenal Alexa chegou, finalmente, a Portugal

Boas notícias mesmo a tempo do Natal.

Amazon Echo 2

Há quem diga que as colunas inteligentes são a próxima grande revolução computacional depois dos smartphones. Certo é que, aos poucos e poucos, o Amazon Echo e o Google Home estão a entrar pelas nossas casas adentro, prometendo ajudar-nos nas tarefas diárias.

Lançado originalmente em 2014, o Echo foi o primeiro produto a inaugurar esta nova categoria tecnológica. A versão actual – o Echo 2 – custa cerca de 100 euros. É o modelo intermédio numa família composta também pelo Echo Dot – uma coluna mais pequena e com menor qualidade de som, que custa 60 euros – e pelo Echo Plus – o modelo mais caro e também aquele que oferece melhor som; está à venda por cerca de 150 euros.

Amazon Echo Dot

As colunas Echo vêm com a sempre prestável Alexa, a assistente pessoal desenvolvida pela Amazon que pode colocar música que queremos a tocar, responder às nossas questões, fazer chamadas, dizer-nos o resultado do nosso clube, informar-nos sobre a meteorologia, chamar um táxi, ligar as luzes, etc. A Alexa fala apenas três línguas: inglês, alemão e japonês.

Amazon Echo Plus

O Echo 2, o Echo Dot e o Echo Plus já podem ser adquiridos em Portugal. Para tal, basta ir à loja da Amazon e fazer a encomenda. Estão disponíveis o Echo 2, o Echo Dot e o Echo Plus. Os restantes modelos – o Echo Spot, o Echo Show e o Echo Look – não estão disponíveis para compra internacional. (Caso ainda não consigas fazer a encomenda com a tua morada, espera mais umas horas ou dias.)