Legos ganham nova vida com app de realidade aumentada

O LEGO AR-Studio permite adicionar elementos virtuais a construções reais de LEGO, através da câmara do iPhone.

É um bonito encontro entre uma nova tecnologia – a realidade aumentada – e uma intemporal brincadeira – os legos. O LEGO AR-Studio é uma aplicação para iPhone que crianças (e adultos!) podem usar para animar as construções LEGO que fizeram com as pequenas peças coloridas ou até acrescentar novos elementos aos seus cenários.

A app utiliza a câmara do iPhone para posicionar os objectos virtuais na sala ou na mesa onde a criança está a brincar. O LEGO AR-Studio recorre à nova framework de realidade aumentada da Apple – o ARKit e, por isso, está disponível para equipamentos que tenham pelo menos o iOS 11. A empresa não refere se a aplicação será lançada para Android, utilizando, por exemplo, a tecnologia semelhante – ARCore – da Google.

As crianças podem usar o LEGO AR-Studio para adicionar construções virtuais aos seus cenários LEGO palpáveis, bem como gravar clips de vídeo com esses elementos digitais em movimento. No futuro, a LEGO espera que a app seja capaz de reconhecer os legos físicos, permitindo interacções entre o mundo virtual e o de plástico.

Para já, utilizando o LEGO AR-Studio, é possível brincar com alguns conjuntos das linhas “City”, a aplicação pode também servir para experimentar estes conjuntos antes de os comprar, uma vez que as versões digitais são imitações quase completas dos seus homónimos não-digitais.

Em tempos, comentou-se se os videojogos e as novas formas de entretenimento estariam a matar ou iriam matar brinquedos como os legos. Passados todos estes anos, é evidente que tal não aconteceu e as novas tecnologias podem inclusive estimular a criatividade das crianças reinterpretando brincadeiras de sempre. O LEGO AR-Studio é prova disso.