A Apple quer pedir-te desculpa por ter tornado o iPhone mais lento

Empresa promete mudanças para "reconquistar confiança" dos clientes.

Apple bateria
Pexels

A Apple publicou hoje uma carta para os seus clientes em que se desculpa pelo “mal-entendido” causado devido à redução de velocidade do iPhone e ofereceu descontos aos utilizadores que desejam mudar a bateria do seu telemóvel, tudo para “reconhecer a lealdade dos clientes e para reconquistar a confiança de todos aqueles que possam ter duvidado das suas intenções”.

Na semana passada, a empresa reconheceu que reduz a velocidade dos telemóveis mais antigos quando uma nova actualização de software é efectuada, explicando que o faz para prolongar a bateria e evitar o colapso. As explicações foram insuficientes e, só nos Estados Unidos, foram apresentadas nove acções judiciais que acusam a Apple de fraude, publicidade enganosa e enriquecimento ilícito.

A empresa garantiu, em comunicado, que houve um “grande mal-entendido” e pediu “desculpas por ter decepcionado” os seus clientes, ao mesmo tempo que ofereceu um desconto para quem trocar a bateria dos seus telemóveis. A partir do final de Janeiro e até Dezembro de 2018, mudar a bateria do iPhone 6 ou um modelo anterior vai custar menos 50 dólares, passando dos actuais 79 dólares (66 euros) para os 29 dólares (24 euros). – Sobre se e como este plano chegará a Portugal permanecem as dúvidas.

Alguns utilizadores do iPhone há muito que denunciam que a Apple reduz a velocidade artificialmente dos iPhone antigos através da actualização do iOS para incentivar a compra de novos modelos. Além do desconto, a Apple anunciou que a próxima actualização do iOS incluirá uma ferramenta que permitirá que os utilizadores conheçam a “saúde” da bateria do seu iPhone para que decidam se deve ser alterada ou não. A empresa prometeu ainda continuar a procurar novas formas de melhorar o desempenho do seu iPhone e, acima de tudo, para evitar o “colapso súbito” dos telemóveis antigos. “Nós somos capazes de trabalhar no que gostamos graças à vossa fé e ao vosso apoio, e nunca vamos esquecer isso ou vamos dar por garantido”, concluiu a carta que a Apple enviou aos seus clientes.