4 apps da Google que fazem bem à saúde do teu smartphone

Google Photos, Files Go, Datally e Find My Device são quatro aplicações da Google que te ajudam a gerir melhor o teu smartphone.

Google Photos, Files Go, Datally e Find My Device são quatro aplicações da Google que te ajudam a gerir melhor o teu smartphone, com elas podes poupar espaço de armazenamento, economizar dados móveis e encontrar o teu equipamento no caso de o perderes ou de ser roubado.

O Android é o sistema operativo mais usado em todo o mundo, e ao contrário do iOS, que só pode ser instalado em determinado tipo de equipamentos, o Android funciona desde o smartphone mais básico ao último topo-de-gama do mercado.

Assim, se uns têm dezenas de GB de espaço e plafonds móveis carregados de Gigas, outras têm de fazer uma gestão minuciosa do seu dispositivo. Optimização é aqui a palavra-chave e a área em que estas aplicações te podem dar uma ajuda.

Google Photos

Uma das coisas que mais utilizamos nos nossos smartphones é a sua câmara. Constantemente fazemos fotos e gravamos vídeos, mas passar esses conteúdos para o computador ou guardá-los noutro sítio pode ser trabalhoso. O Google Photos promete ajudar nessa tarefa, carregando automaticamente todas as tuas fotos e vídeos para a nuvem, e eliminando esses ficheiros do telemóvel. O armazenamento é ilimitado, pelo que podes ter a tua biblioteca completa sempre acessível em qualquer lado, incluindo no teu computador.

Podes descarregar o Google Photos aqui.

Files Go

Esta nova aplicação da Google ajuda-te a gerir o espaço no teu smartphone Android e tem uma funcionalidade estilo-AirDrop: permite passar ficheiros de um telemóvel para o outro, sem qualquer ligação à Internet. Quando abres a app, encontras sugestões das optimizações que podes fazer, como conteúdos muito pesados que podes eliminar, aplicações que deixaste de usar ou ficheiros temporários criados pelo sistema operativo. Para enviares ficheiros de um smartphone para outro (de forma totalmente segura e encriptada), só tens de abrir o Files Go nos dois dispositivos e esperar que o nome do destinatário apareça no teu ecrã. O Files Go permite-te ainda saber que ficheiros tens no teu telemóvel e limpar um a um, manualmente.

Podes descarregar o Files Go aqui.

Datally

Os dados móveis podem ser caros ou limitados; por isso, existe o Datally. Esta aplicação da Google ajuda-te a perceber quantos megas gastas por hora, dia, mês e semana, dando-te dicas para poupares os dados. Com a ferramenta Data Saver, podes também bloquear qualquer actividade de fundo, que possa consumir o teu plafond. O Datally ainda te ajuda a encontrar redes wi-fi públicas, ajudando-te a ligar às mesmas.

Podes descarregar o Datally aqui.

Find My Device

Os azares podem acontecer. Seja esqueceres-te do telemóvel algures ou ser vítima de roubo, o Find My Device existe para esses momentos de que ninguém gosta. Esta aplicação permite-te localizar o smartphone ou tablet no mapa e fazê-lo emitir um som para o encontrar caso esteja por perto, ou rapidamente, bloquear o equipamento e apagar todos os seus dados à distância.

Podes descarregar o Find My Device aqui.