Knightfall: uma série baseada na história dos templários

Nos EUA é distribuída pelo canal History. Cá, Knightfall – Templários chega-nos pela mão do TVSéries.

A história de Knightfall – Templários é também a história dos templários, uma das mais poderosas, duradouras e misteriosas ordens religiosas da idade média. Knightfall – Templários é uma série de ficção baseada num episódio histórico que nunca terá ficado bem contado. Uma produção da A&E Network que nos Estados Unidos é distribuída pelo canal History e que chega a Portugal através do TVSériesKnightfall – Templários estreia dia 17 de Dezembro, às 21h15.

A origem dos Templários teve como base a necessidade de proteger os peregrinos, durante as perigosas viagens até à Terra Santa, após a tomada de Jerusalém aos muçulmanos, na sequência da Primeira Cruzada, em 1099. Durante 200 anos, a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, a sua designação oficial, acumulou terras e outras riquezas, tornando-se numa potência económica e militar, tanto nos territórios do ultramar, como na Europa.

Knightfall – Templários conta a história dos templários: quem eram realmente esses cavaleiros, como viviam, e aquilo em que realmente acreditavam, dando a sua vida em combate. A série acompanha, sobretudo, o declínio dos cavaleiros, desde a derrota em São João de Acre e a perda da Terra Santa, passando pela demanda do Santo Graal a partir de Paris e finalmente a queda naquele infame 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira. Aliás, esta é uma das razões lendárias para que as sextas-feiras 13 sejam consideradas dias de azar.

Knightfall – Templários começa em São João de Acre, com os cavaleiros templários a saírem vencidos e obrigados a procurar refúgio em Paris. A fuga significou também a perda da Terra Santa, local da passagem de Jesus Cristo pela terra, e o fim da principal razão para a sua existência. Na França do século XIV, período e espaço onde se concentra a acção da série, os cavaleiros iniciam a busca pelo Santo Graal, que haviam perdido em Acre, contando com o apoio da Igreja Católica, em Roma, mas enfrentando Filipe IV, rei de França.

A série é de ficção, mas é notório o esforço dos argumentistas em, no meio da narrativa e das várias personagens, contar e explicar a história dos templários. Este tipo de séries oferece-nos ricas narrativas histórias, com heróis de guerra, mas mais do que o fechar da aprendizagem sobre um capítulo da história, devem ser o convite a um mergulho neste universo nos mais diversos suportes.

A primeira temporada de Knightfall – Templários terá 10 episódios e tem a produção assinada por Jeremy Renner. A série é protagonizada por Simon Merrels, que conhecemos da super-produção Spartacus, e conta, no elenco, com nomes como Tom Cullen (Downton Abbey), Pádraic Delaney (The Tudors), Sarah-Sofie Boussnina (1864), Olivia Ross (Guerra e Paz), Julian Ovenden (Downton Abbey), Ed Stoppard (O Pianista) e Sabrina Bartlett (Da Vinci’s Demons). O primeiro episódio irá para o ar no domingo, 17 de Dezembro, às 21h15, no TVSéries.

[conteúdo patrocinado]