A NASA criou um simulador para quem acha que o aquecimento global é mentira

Podes observar a reacção dos glaciares às alterações climáticas, a descida em altura do bloco de gelo da Gronelândia ou a subida do nível das águas do mar.

 

Mais do que investigação ou programas de exploração espacial, a NASA e outras agências espaciais cumprem um papel cada vez mais importante na divulgação científica. O que se observa em rigorosas investigações dá-nos pistas que podem ser importantes sobre a resolução de problemas com que nos confrontamos no nosso quotidiano.

O interesse das populações pela ciência sempre foi um dos objectivos deste tipo de instituições e, agora, com o agudizar de questões como o aquecimento global e das correntes negacionistas desta realidade acelera a necessidade de criar ferramentas que promovam a consciência global sobre o problema.

As redes sociais são um avanço óbvio e que permite uma comunicação quase diária e directa mas é preciso ir mais longe e a internet é lugar ideal para isso.

Uma das páginas onde a NASA tem comunicado os seus avanços e novidades com este objectivo da democratização da informação é o site do Laboratório do Jacto de Propulsão do Instituto de Tecnologia da Califórnia onde o mais recente destaque vai para o Virtual Earth System Laboratory.

O VESL é um potente motor de simulação que neste caso é utilizado para replicar situações relacionadas com glaciares, lençóis de gelo, o nível da água e o estado dos solos.

No VESL pode-se observar, por exemplo, a reacção dos glaciares às alterações climáticas dos últimos anos, a descida em altura do bloco de gelo da Gronelândia ou a subida do nível relativo das águas do mar, através de experiências computacionais que permitem uma visualização dos dados de 2003 até aos dias de hoje.

Glaciers

Columbia Glacier

Haig Glacier

Ice Sheets

Greenland Basal Friction

Sea Level

Coastline Retreat From Sea Level Rise

Global Relative Sea Level Rise

Gradient Fingerprint Mapping

Solid Earth

Greenland Geothermal Sensitivity

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.