A máfia PayPal

É como é apelidado um grupo de empreendedores norte-americano, totalmente legítimo, constituído por fundadores e antigos funcionários do PayPal.

Foto de: Fortune (2014)

A máfia PayPal. O nome pode parecer pejorativo, mas a intenção não é indicar qualquer tipo de crime ou de organização secreta. Foi utilizado pela primeira vez pela revista Fortune em 2014 para identificar um grupo de empreendedores norte-americanos constituído por fundadores e antigos funcionários do PayPal e que, ao longo dos anos, fundaram, financiaram e lideraram algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, da Tesla ao LinkedIn, da Square ao YouTube. É a malta que, de certo modo, manda em Silicon Valley.

Nomes como Elon Musk ou Peter Thiel, controverso quadro do Facebook, integram esta máfia PayPal. Uma empresa britânica chamada Fleximize, especializada em ajudar negócios a recolher financiamento, criou uma infografia interactiva que permite explorar as conexões entre os vários “membros” desta máfia. Os dados foram recolhidos a partir do artigo da Fortune, de outro do New York Times e de um do Business Insider, onde este tema foi explorado com profundidade.

Embora a maioria dos investimentos da máfia PayPal tenham permanecido dentro de Silicon Valley, alguns dos esforços mais inesperados destes magnatas tiveram a ver com a empresa espacial SpaceX, o filme Thank You for Smoking e o grupo de campanha política FWD.us, nota a Fleximize. Além de cargos executivos e de investimentos individuais, estes “patrões” começaram alguns dos maiores fundos de investimentos de Silicon Valley ou contribuíram para os mesmos.

A infografia permite visualizar essas ligações, perceber todas as empresas em que a máfia PayPal esteve envolvida e as grandes marcas que conhecemos e que ela ajudou a construir.

O PayPal foi adquirido pelo eBay em 2002, como recorda o Business Insider. Como acontece neste tipo de negócios, muitos dos primeiros envolvidos no PayPal receberam um cheque chorudo, permitindo-lhes dedicarem-se a outros projectos e surpreendentemente encontrar sucesso neles.