Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Demorou mas foi. Em Junho de 2017, a Apple mostrou-nos pela primeira vez o HomePod, a sua tardia resposta ao Amazon Echo e ao Google Home. Trata-se de uma coluna inteligente para ouvir música através do serviço de streaming Apple Music e para interagir com a assistente pessoal Siri. O produto tardou também a ter uma data de lançamento mas agora é oficial.
O HomePod está, por fim, prestes a chegar ao mercado. A coluna inteligente já pode ser encomendada online, a partir dos Estados Unidos, e começará a chegar os consumidores no dia 9 de Fevereiro (no site português da Apple não existe qualquer referência ao HomePod).
Para nos lembrar da existência do HomePod, a Apple lançou quatro anúncios no seu canal de YouTube. São quatro vídeos disruptivos e que, em vez de retratarem situações reais do dia-a-dia, como costuma ser habitual em publicidade do género, recorre a um estilo diferenciador: um fundo preto e a palavra “HomePod” a branco e a responder a inputs sonoros.
A qualidade sonora é apontada, por quem já teve oportunidade de testar o HomePod, como o principal factor diferenciador do produto da Apple relativamente aos seus concorrentes directos da Amazon e da Google. O HomePod vai estar disponível em branco e preto, tem um processador A8 (o mesmo do iPhone 6) e um conjunto de seis microfones. Podes usar a Siri para interagir com o HomePod, fazendo-lhe as mesmas perguntas que lhe fazes num iPhone, iPad, Mac ou Apple TV (definir lembretes, desligar as luzes, enviar mensagens, etc), mas o principal uso será no campo da música.
A Siri pode colocar o HomePod a dar o teu último podcast preferido, uma playlist de hip-hop ou algo chill para descontraíres. Caso a voz não seja o teu forte, podes usar um iPhone ou Mac para enviar música para o HomePod, através da tecnologia AirPlay. Ao contrário de outras colunas – como o Amazon Echo e o Google Home –, o HomePod funcionará apenas com um serviço de música, o da casa – o Apple Music.
Inicialmente, o HomePod não vai chegar com todas as funcionalidades. A Apple promete adicionar, até ao final do ano, suporte para o chamado AirPlay 2, que te permitirá, por exemplo, ter dois HomePods em casa e colocar uma mesma música a tocar nas duas colunas em simultâneo. Também até ao final do ano será possível colocar dois HomePods lado a lado para criar um efeito stereo numa sala.
Com o HomePod, a Apple junta-se finalmente à Amazon e à Google na frente da corrida pela próxima revolução tecnológica depois dos telemóveis – a dos assistentes pessoais e das colunas inteligentes.