Agora é a sério, os Arctic Monkeys estão de volta

Foi confirmado o primeiro concerto da banda este ano e novas datas devem ser anunciadas em breve.

 

Para variar do que é regra na indústria, os rumores estavam certos. 2018 será mesmo o ano de regresso dos Arctic Monkeys. Mas não te entusiasmes tanto, todo o cuidado é pouco depois de tantos falsos alarmes. É que este regresso foi apenas confirmado com a divulgação da data do primeiro concerto da banda este ano. Em Junho, os ingleses tocarão no festival Firefly, em Dover, nos Estados Unidos, entre os dias 14 e 17 de Junho, onde são cabeças de cartaz juntamente com Eminem, Kendrick Lamar e The Killers.

Por agora, esta é a única data oficial confirmada pela banda, apesar de várias fontes próximas dos Arctic Monkeys avançarem que devem ser anunciadas novas datas dentro dos próximos dias, entre elas algumas na Europa e possivelmente em Portugal.

Entretanto foi divulgado um vídeo críptico pela Internet que parecia avançar mais concertos, que acabou por ser dado como falso e apagado das redes sociais. No Reddit, os fãs da banda interpretaram os números que apareciam aleatoriamente no vídeo como datas e coordenadas, e especulam sobre possíveis espectáculos da banda no Mad Cool Festival, em Madrid, no Primavera Sound em Barcelona e no Rock Werchter, em Werchter, Bélgica.

Teorias da conspiração do género ganham outra dimensão numa altura em que os fãs dos ingleses esperam por novidades há mais de três anos, e não os vêem em palco desde 2013, ano da digressão de AM, o quinto álbum de estúdio da banda. É que, entretanto já passaram quatro anos desde o seu lançamento, e o período marca o maior tempo entre álbuns na carreira dos Arctic Monkeys.

Pelo meio, Alex Turner dedicou-se aos Last Shadow Puppets, o seu projecto com Miles Kane, com quem andou em tour e lançou Everything You’ve Come to Expect. Matthew Helders, Jamie Cook e Nick O’Malley também se dedicaram a colaborações com outros artistas e bandas e pelo caminho, aproveitaram para nos deixar de água na boca quanto a um novo álbum. O sexto trabalho da banda de Sheffield tem sido apontado para 2018 há muito tempo, mas entre bocas inconclusivas em entrevistas e teasers maldosos da imprensa especializada pouco se sabe acerca de uma data concreta de edição.

Depois de Turner ter descortinado alguns planos no início do ano passado, e de Matt Helders ter feito o mesmo a um fã meses depois, em Setembro foi o baixista Nick O’Malley quem decidiu abrir o jogo, numa entrevista à revista For The Ride. Na altura, a publicação citou O’Malley dizendo que: “o álbum vai ser lançado no próximo ano porque ‘se não for, vamos ter problemas’.”

Rumour has it que a banda estará na sua terra natal Sheffield a trabalhar no novo álbum desde essa altura.

A última vez que estiveram em Portugal foi em 2014 quando passaram pelo festival NOS Alive.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.