Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Fazer notícia dos tweets de Donald Trump já nem devia ser notícia e o tom acriançado com que lança críticas a outros líderes mundiais também não é novidade. Mas 2 de Janeiro foi o dia em que Trump fez o tweet mais Trump que o mundo já viu.
North Korean Leader Kim Jong Un just stated that the “Nuclear Button is on his desk at all times.” Will someone from his depleted and food starved regime please inform him that I too have a Nuclear Button, but it is a much bigger & more powerful one than his, and my Button works!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 3, 2018
O Presidente dos Estados Unidos lembrou na terça-feira ao homólogo da Coreia do Norte que também ele tem um botão nuclear, só que “maior e mais poderoso”. “O líder norte-coreano Kim Jong-un acaba de afirmar que o ‘botão nuclear continua na sua secretária’ (…) informem-no que eu também tenho um botão nuclear, muito maior e mais poderoso, e que funciona!”, escreveu Donald Trump, numa mensagem na rede Twitter.
O tweet respondia assim ao discurso proferido pelo “número um” da Coreia do Norte no primeiro dia de 2018. Na sua mensagem de Ano Novo, Kim Jong-un afirmou que a capacidade atómica norte-coreana funciona como dissuasão para qualquer ataque dos Estados Unidos. “O botão nuclear continua na minha secretária. Não se trata de uma chantagem, mas da realidade”, declarou na segunda-feira, repetindo que a Coreia do Norte era, a partir de agora, uma potência nuclear e capaz de alcançar todo o território norte-americano.
A troca de galhardetes entre Trump e Kim foi uma das bandeiras de 2017, que não parece ter fim em 2018. Especula-se que a Coreia do Norte possa levar a cabo um novo teste balístico em breve, como tomada de posição frente à recusa dos Estados Unidos em adiar os exercícios militares anuais que realiza em parceria com a Coreia do Sul, e que este ano estão marcados para o mesmo período que os Jogos Olímpicos de Inverno que o sul da península recebe em Fevereiro, em PyeongChang.
E se os EUA se afastam, a Coreia do Sul aproxima-se
Também hoje, a Coreia do Norte anunciou a reabertura do canal de comunicações intercoreano com a vizinha Coreia do Sul. A linha foi aberta às 6h30, hora em Lisboa, 15h30 hora local, e o anúncio foi feito por um oficial norte-coreano na televisão estatal.
O porta-voz do Governo sul-coreano descreveu a decisão como um desenvolvimento significativo para o diálogo entre os dois países e a medida tem tido eco na imprensa internacional como um grande passo diplomático para aproximar os dois países vizinhos.
Este anúncio surge um dia depois de a Coreia do Sul ter proposto ao Norte a realização de negociações de alto nível sobre a possibilidade de cooperação nos Jogos Olímpicos de Inverno, para o dia 9 de Janeiro.
De acordo com o ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon, trata-se de debater a participação da Coreia do Norte nos jogos de PyeongChang e “outras questões de interesse mútuo para melhorar as relações intercoreanas”.
Na segunda-feira, na mensagem de Ano Novo, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, já tinha demonstrado a intenção de diálogo com a vizinha Coreia do Sul, sugerindo desde logo o envio de uma delegação do Norte aos Jogos Olímpicos de PyeongChang.