CP vai passar multas aos automobilistas por excesso de lentidão em Lisboa e Porto

Os automobilistas mais lentos receberão na hora um comprovativo, que servirá como moeda de troca por uma assinatura mensal para a rede de serviços Intercidades, Regional e Urbanos da CP em Lisboa, Porto e Coimbra.

Comboios de Portugal

Nos dias 23 e 25 de Janeiro, entre as 7h30 e as 10h30, Oeiras e Porto vão ser palco de uma caricata acção de comunicação da CP (Comboios de Portugal), com o objectivo de medir a lentidão dos automobilistas que circulam nas vias mais movimentadas de acesso aos centros urbanos.

Já nesta terça-feira, a CP vai ter radares instalados na Estrada Marginal que liga Cascais a Lisboa, mais precisamente no semáforo da Cruz Quebrada. A acção repetir-se-à no Porto, na quinta-feira, dia 25, no cruzamento da Rua das Fontaínhas com a Rua do Infante.

Mas não te assustes, não há razão para alarme. A CP ainda não anda caça à multa, bem pelo contrário. O principal objectivo desta campanha da Comboios de Portugal é chamar a atenção da população, nomeadamente dos automobilistas, para as vantagens do comboio em detrimento do carro — para além de ser mais confortável, também é mais rápido.

Estes radares serão portanto “amigos” que servirão, ao contrário do habitual, para medir a lentidão dos automobilistas. Sendo que, no máximo, podes habilitar-te a receber uma multa por “excesso de lentidão” e uma assinatura mensal de comboio.

“Os radares serão instalados em zonas de trânsito intenso, enquanto uma equipa de promotores da CP emitirá as respectivas ‘multas por excesso de lentidão’”, pode ler-se no comunicado da Comboios de Portugal.

Esta caricata acção, protagonizada pela Comboios de Portugal, decorre entre as 7h30 e as 10h30 dos próximos dias, insere-se numa nova linha de comunicação da empresa focada na qualidade de vida que se pretende associar aos transportes públicos — “Esta iniciativa prende-se com uma nova campanha de comunicação da empresa, centrada na qualidade de vida ganha ao se utilizar transportes públicos para se deslocar para as grandes cidades”, diz a CP em comunicado.

Os automobilistas galardoados como os mais lentos receberão na hora um comprovativo que servirá como moeda de troca por uma assinatura mensal para a rede de serviços Intercidades, Regional e para os comboios urbanos da CP em Lisboa, Porto e Coimbra, mediante o pagamento da primeira mensalidade.

A acção da CP visa atrair novos clientes para a rede de transporte público de acesso às principais metrópoles nacionais pelo que a promoção só é válida para novos aderentes.