Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Sabemos que podemos ser insistentes com esta história do aprender a programar, tanto em iniciativas online como offline, temos-te apresentado uma série de ideias, sugestões, sites, aplicações e eventos para te despertar o bichinho ou te dar a conhecer formas de te estreares neste maravilhoso mundo novo do código.
Desta vez, apresentamos-te uma alternativa a tudo aquilo de que já te falámos e uma alternativa especial por dois motivos: é gratuita e é sem fins lucrativos.
O FreeCodeCamp é, como o nome indica, uma espécie de acampamento digital gratuito onde podes treinar as tuas competências em diversas linguagens de programação. Com cursos que se dividem por três grandes categorias – Front End, Data Visualization e Back End –, este site pode ser o ideal para dar os primeiros passos em HTML5 e CSS3 ou para te aventurares em linguagens de programação diferenciadas e mais inovadoras como o React.js.

No total, são mais de 1200 horas de aulas em formato desafio, à tua espera. Cada um dos três cursos, subdivide-se em módulos menores e dá acesso, findas as 400 horas, a um certificado de participação e aprendizagem.

Para além das aulas e desafios curriculares (chamemos-lhe assim), no FreeCodeCamp também há espaço para pôr as mãos-à-obra em projectos à séria. A plataforma cruza as necessidades de projectos sem fins lucrativos com os formandos à procura de ganhar mais experiência, permitindo um total de 800 horas de colaboração remota mas sempre guiada.
Para além da simples – mas poderosa – plataforma online, o FreeCodeCamp quer que a cultura da programação invada o mundo e dê lugar a novas relações, e é por isso que convida os seus alunos a combinar encontros de programadores nas suas cidades – há oito grupos em Portugal.
O FreeCodeCamp é um projecto de código aberto, que começou pelas mãos de Quincy Larson em 2014. Actualmente, e passados 3 anos, conta com mais de 715 contribuidores registados na plataforma GitHub e uma marca sólida no que toca a literacia digital que vai para além dos tutoriais.
O FreeCodeCamp desdobra-se em vários verticais espalhados por plataformas próprias como o Medium, o YouTube, ou iTunes, plataformas onde são publicados conteúdos complementares produzido por programadores, pelos gestores do site, ou por convidados e com o foco na programação.
Os dados de utilização do site não são totalmente públicos mas um tweet recente do fundador do freeCodeCamp dava conta de 2000 utilizadores em simultâneo e segundo dados divulgados pela imprensa internacional no total já terão passado pela plataforma 1 milhão de estudantes.
Almost 2,000 concurrent people learning to code on https://t.co/4OJ3T3WJL0 this morning. Servers are holding steady with 0 drops. pic.twitter.com/EXr0KVvCbd
— Quincy Larson (@ossia) January 16, 2018