Avanços importantíssimos na paleontologia portuguesa com descoberta de nova jazida fóssil

Pedro Correia e a sua equipa descobriram uma nova espécie de planta com 303 milhões de anos.

Muitos desconhecem o trabalho desenvolvido por paleontólogos e a sua importância para a compreensão da história do nosso planeta. Pedro Correia, geólogo e paleontólogo, doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, apresentou no final do ano passado um estudo que contribuiu, não só para o aumento do património paleontológico português, mas também para a compreensão da relação entre Portugal e outros continentes tão distantes como a América do Norte, que remontam à idade do super-continente, Pangeia.

O estudo foi desenvolvido pelo investigador português em parceria com o checo Zbynĕk Šimůnek. A equipa, que já havia desenvolvido várias investigações em outros locais da Bacia do Douro, local rico em jazidas fósseis, levou a cabo este estudo numa nova localidade fossilífera em Montes da Costa (Ermesinde, no concelho de Valongo), que, segundo Pedro Correia, trouxe ao de cima “excepcionais aspectos geológicos, estratigráficos, sedimentológicos e paleontológicos”.

A caracterização geológica de Montes da Costa.

O principal objectivo deste tipo de investigação é “estudar fósseis de animais e plantas passados, por forma a reconstruir os seus ecossistemas e habitats naturais, bem como deduzir o tipo de clima e mudanças climatéricas que existiram na época”, explicou o investigador ao Shifter.

Este estudo foi desenvolvido ao longo de seis anos, desde os trabalhos de escavação à publicação do artigo numa revista científica e permitiu não só um melhor entendimento da diversidade da flora e fauna do Carbonífero superior de Portugal, com as respectivas condições ecológicas, ambientais e climatéricas, e ainda a descrição de uma nova espécie de feto arborescente (Acitheca murphyi sp. nov.).  No artigo agora publicado, foi ainda salientada a identificação de um evento súbito de inundação catastrófica, que constituiu um registo geológico extremamente raro.

A nova espécie de feto arborescente: Acitheca murphyi sp. nov.

Com os olhos postos no futuro, Pedro Correia espera encabeçar outras investigações nos Montes da Costa e noutras localidades da Bacia do Douro, como São Pedro da Cova. O artigo publicado por esta equipa de investigadores pode ser consultado na conceituada revista sobre geologia Geological Journal.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.