O Mecanismo: nova série do criador de Narcos e Tropa de Elite a caminho do Netflix

Uma série baseada no caso Lava Jato. Estreia dia 23 de Março.

O Mecanismo série

O Netflix continua a apostar em produções brasileiras. Depois de 3%, chega-nos O Mecanismo, um drama ficcional inspirado nos factos que impulsionaram o maior escândalo de corrupção da história do Brasil. Uma série de oito episódios, criada por José Padilha, que já conhecemos de trabalhos como Narcos ou Tropa de Elite.

A estreia d’O Mecanismo está prevista para 23 de Março no serviço de streaming Netflix. Baseada no livro Lava Jato: o Juiz Sérgio Moro e Os Bastidores da Operação Que Abalou o Brasil, do jornalista Vladimir Netto, O Mecanismo retrata como um pequeno grupo de obstinados investigadores desvenda um monstruoso esquema de corrupção no Brasil e o impacto dessa descoberta em todos os envolvidos e neles próprios.

A história verídica foi adaptada para ficção por José Padilha (Narcos, Tropa de Elite 1 & 2, Robocop) e Elena Soarez (Filhos do Carnaval, Eu Tu Eles, Casa de Areia). Elena escreveu o argumento com colaboração de Sofia Maldonado. O Mecanismo foi filmado em quatro cidades: Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e São Paulo.

Na série, Selton Mello é Marco Ruffo, um delegado reformado da Polícia Federal obcecado pelo caso que está a investigar; Carol Abras é Verena Cardoni, a determinada aprendiz de Ruffo; e Enrique Diaz interpreta Roberto Ibrahim, um criminoso que é o objecto da obsessão de Ruffo. O elenco também conta com Lee Taylor, Antonio Saboia, Jonathan Haagensen, Alessandra Colasanti, Leonardo Medeiros, Otto Jr., Susana Ribeiro e Osvaldo Mil, entre outros.

Lava Jato foi uma gigante investigação levada a cabo pela Polícia Federal do Brasil visando apurar um esquema de lavagem de dinheiro. Esta operação policial, a maior de sempre no Brasil, cumpriu mais de mil mandatos de busca e apreensão; mais de cem pessoas foram presas e condenadas. Foram investigados crimes de corrupção activa e passiva, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, organização criminosa, obstrução da justiça, vantagem indevida, entre outros.

O Mecanismo fará parte do diversificado catálogo de produções originais brasileiras da Netflix, que inclui, além de 3%, as séries Coisa Mais Linda, Samantha!, O Matador e Laerte-se, bem especiais de comédia protagonizados por Felipe Neto, Marco Luque, Clarice Falcão, Rafinha Bastos e Edmilson Filho.