Startup Portugal vai levar start-ups às grandes feiras internacionais

Queres ir à CES? Ao SXSW? À TNW Conference? Ou ao TechCrunch Disrupt? A iniciativa Startup Portugal tem vagas para as start-ups interessadas nestes e noutros eventos.

Empresas portuguesas vão poder apresentar as suas inovações e serviços nas maiores feiras profissionais especializadas do mundo, incluindo a CES, em Las Vegas, a 4YFN, em Barcelona, o SXSW, em Austin, a TNW Conference, em Amesterdão, ou a TechCrunch Disrupt, em São Francisco e Berlim. Numa iniciativa da Startup Portugal, existem vagas para as start-ups interessadas nestes e noutros eventos.

A primeira das chamadas “missões” da Startup Portugal ao estrangeiro é a CES 2018, certâme que acontece em Las Vegas entre 7 e 12 de Janeiro e se tem afirmado de há 50 anos para cá como um dos eventos líder na área da tecnologia — só em 2017 recebeu mais de 180 mil participantes. Nesta viagem, a Startup Portugal acompanhará 5 startups portuguesas no processo de internacionalização.

Uma primeira paragem na CES

Desta missão fazem parte as empresas Follow Inspiration, focada na construção de robôs de apoio ao consumo; Findster, criadora de uma tecnologia de tracking de animais de estimação por GPS; Invoice Capture, com os seus serviços de optimização de facturação; Infinite Foundry, uma plataforma de cloud a permitir a projecção e simulação de produtos em 3D; e SubVisual, empresa de design especializada em conteúdos e produtos mobile e web.

A CES é, todos os anos, palco de grandes lançamentos por parte das tecnológicas e não só. Por lá é apresentado de tudo um pouco, de carros autónomos a televisões. Paralelamente decorre a feira, no Eureka Park, onde as start-ups portuguesas marcarão presença entre 600 empresas de todo o mundo. Neste espaço, os produtos e inovações estarão em exposição para mais de 3500 potenciais investidores e mais de 7000 jornalistas.

Para além do programa normal do CES, a comitiva da Startup Portugal proporcionará ainda um encontro com outras empresas, investidores e jornalistas portugueses com presença assegurada no evento. Esta missão conta, ainda, com o apoio da AICEP na identificação de empresas locais com as quais as empresas na delegação possam reunir.

As outras missões internacionais

Esta iniciativa está integrada no programa Missions Abroad, desenvolvido pela Startup Portugal para apoiar a internacionalização de jovens empresas. O programa visa proporcionar novos contactos e servir de meio para a exploração de novos mercados por parte das start-ups portuguesas. Para além da organização da presença no evento, das viagens, alojamento e do apoio financeiro que pode ascender a 40% dos custos, as start-ups contam com acompanhamento personalizado por parte da Startup Portugal durante toda a missão.

As start-ups que queiram participar nesta missão à CES e noutras missões podem candidatar-se até dia 4 de Janeiro pela manhã através do site oficial. Os outros eventos em cima da mesa:

  • 4YFN – Barcelona, Espanha – 26 a 28 de Fevereiro
  • SXSW – Austin, EUA – 9 a 18 de Março
  • GovTech Pioneers – Viena, Áustria – 23 de Maio
  • TNW Conference – Amesterdão, Holanda – 24 e 25 de Maio
  • Noah – Berlim, Alemanha – 6 e 7 de Junho
  • CeBIT – Hanover, Alemanha – 11 a 15 de Junho
  • TechCrunch Disrupt – São Francisco, EUA – 5 a 7 de Setembro
  • Slush – Helsínquia, Finlândia – 4 e 5 de Dezembro
  • TechCrunch Disrupt – Berlim, Alemanha – Dezembro
  • TNW New York – Nova Iorque, EUA – Dezembro