A realidade aumentada agora é para todos, não só para iPhone

O ARCore, a resposta da Google ao ARKit da Apple, vai estar disponível para 100 milhões de telemóveis Android, transformando-os em portais de realidade aumentada.

 

Diz-se que inveja é uma coisa feia, mas, desde que o ARKit chegou ao iPhone (e com ele um conjunto de experiências de realidade aumentada), que alguns utilizadores Android a têm sentido por não poderem meter a mão nessas aplicações, seja o IKEA Place ou outros. A Google, no entanto, tem estado a trabalhar numa resposta ao ARKit chamada ARCore.

O ARCore já tinha sido anunciado, no Verão do ano passado, mas agora vai começar a chegar aos nossos smartphones. As primeiras experiências de realidade aumentada devem chegar ao Android pelo Snapchat, que tão bem conheces, e também pela mão de uma série de marcas – Sotheby’s, Otto, JD.com – que te vão permitir experimentar mobília e outros produtos na tua casa antes de os comprares. Também a Porsche já vai estar a trabalhar com a Google para criar uma forma de configurar um carro novo no quintal. A bordo estarão também empresas ligadas ao mundos dos videojogos como a NetEase, a Wargaming e a Game Insight.

A primeira versão do ARCore estará disponível para todos os telefones Google Pixel e para os principais smartphones da Samsung, como o Galaxy S8 e o futuro S9, mas também noutros equipamentos como o OnePlus 5, o LG V30 e o Asus ZenFone AR. A ideia da Google é levar o ARCore para mais de 100 milhões de telemóveis Android, e está a trabalhar com fabricantes como a Samsung, Huawei, LG, Motorola, HMD/Nokia, Asus, Xiaomi, Sony, etc.

Em termos de funcionalidade, o ARCore é bastante semelhante ao ARKit da Apple. A principal diferença entre os dois é que a versão da Google é um pouco mais flexível no que toca às superfícies físicas onde é possível colocar objectos digitais. Ou seja, enquanto que o ARKit está focado em planos horizontais e verticais – como mesas e paredes –, o ARCore está orientado para todo o tipo de superfícies, mesmo que com formas e mais complicadas, como uma almofada.

A Google já tinha lançado um pequeno preview do ARCore na Play Store, permitindo aos utilizadores “brincar” com alguns stickers de realidade aumentada e ter uma ideia das potencialidades da tecnologia. O ARCore está agora disponível para equipamentos com Android 7.0 ou superior, podendo ser instalado através da Play Store e manualmente pelo APK Mirror.

Google Lens

Outro esforço da Google no que toca à realidade aumentada passa pelo Google Lens, uma ferramenta que, através da câmara do telemóvel e de inteligência artificial, será capaz de detectar a password do Wi-Fi num router e automaticamente adicionar-te a essa rede, ou identificar objectos que estão nas tuas fotos do Google Photos.

Disponível primeiro nos telemóveis Pixel, o Google Lens vai chegar agora a todos os utilizadores Android com o Google Photos instalado e também ao iPhone, a partir do iOS 9. O Lens pode, assim, identificar um animal ou uma determinada árvore que esteja numa foto que tiraste.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.