Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
A um software ou gadget novo segue-se uma investigação detalhada para perceber de que atalhos vamos tirar partido. Quer queiramos, quer não, estes pequeno combos de teclas ganharam uma relevância no nosso dia-a-dia e hoje é praticamente impossível imaginar-nos a vida sem copy/paste de modo global – ou sem Ctrl+Alt+Delete no sistema operativo da Microsoft.
Estes comandos simples permitem executar tarefas intuitivamente, sem ter de percorrer menus, mas será que nos podem ajudar noutras áreas da nossa vida? A resposta pode ser sim. Podemos usá-los como mnemónicas para outros contextos onde nos dão jeito, sem grandes alterações, pelo menos o Ctrl+Alt+Delete.
Pensa nessas palavras mágicas… consegues perceber onde te dariam jeito? Tal como no ambiente digital, podem ser a solução para aqueles programas que não respondem à tua vontade, isto é, para aqueles comportamentos que pelos quais tens por puro vício, sem estarem dependentes da tua força de vontade.
A ideia é usar a combinação como forma de abordagem ao dia a dia, dividindo o processo em três passos auto-explicativos.
- Ctrl: é a fase número um do processo: ter controlo. Ter controlo significa, por um lado, ter consciência, e por outro deixar de lado as influências que terceiros possam ter em determinado capítulo. Cada comportamento é exclusivamente nosso e é preciso que o controlemos.
- Alt: mais uma vez, o atalho acaba por se explicar a si próprio. Carregar no Alt é procurar alternativas. Normalmente diz-se que a melhor forma de acabar com um hábito é criar outro melhor e é isso que determina este passo, alternar entre hábitos de modo a criar um quotidiano saudável e com o qual te sintas bem.
- Delete: a fase de Delete é, no final de contas, a da arrumação. Depois de garantir o controlo do teu espaço e pensares nos hábitos alternativos ao que queres eliminar, deves apagar os estímulos negativos ou que te lembrem o comportamento nocivo.
A técnica do Ctrl+Alt+Delete parece ter funcionado com Leon Ho, fundador do site Lifehack, que criou 2005 para partilhar pequenos hacks de produtividade que vieram a tornar a sua vida mais fácil e saudável.