Novo iPad é quase “Pro” e mais barato para estudantes

A Apple apresentou esta terça-feira um novo iPad de 9,7 polegadas. A principal novidade é o suporte para Apple Pencil.

iPad Apple
 

A Apple apresentou esta terça-feira, numa conferência de imprensa direccionada à educação, um novo iPad de 9,7 polegadas. Tem o aspecto com o qual já estamos familiarizados, mas uma novidade: suporte para Apple Pen (vendida em separado). O tablet custa 369,00 euros em Portugal, mas se fores estudante podes tê-lo por 354,04 euros. A caneta fica a 99,00 euros ou, com desconto de estudante, a 88,56 euros. No total, podes pagar 468,00 ou 442,60 euros.

Já disponível na loja online da Apple, o novo iPad pode ser adquirido em prateado, dourado ou cinzento escuro, nas versões só com Wi-Fi ou com Wi-Fi e ligação 4G. Traz um processador A10 Fusion de quatro núcleos que promete ser rápido, suportar actividades mais pesadas como a edição de vídeo 4K ou jogos com gráficos sofisticados, e não perder potência quando são utilizadas duas apps lado a lado, em simultâneo.

A câmara traseira é de 8 megapixels e filma a 1080p HD, a bateria promete uma autonomia de 10 horas, e tem o sistema Touch ID para desbloquear o ecrã e fazer compras. O equipamento pesa menos de 500 gramas e tem uma espessura de 7,5 milímetros. Não há muito mais a acrescentar sobre este tablet, que é uma pequena actualização relativamente à geração anterior.

A principal novidade é mesmo o suporte para Apple Pen. A caneta da Apple pode agora ser utilizada para interagir com o tablet, incluindo nas aplicações da suite iWork – Pages, Keynote e Numbers –, que foram entretanto actualizadas. Assim, estudantes e outros utilizadores poderão desenhar em documentos de texto, apresentações e folhas de cálculo, ou usar a Apple Pen para navegar nas apps, mudar imagens de sítio, etc.

A Apple Pen custa 99 euros (e, mesmo os 88,56 euros são um custo elevado para estudantes), mas a Apple permite que o novo iPad seja compatível com outras canetas, como é o caso da Crayon, da Logitech, que chegará ao mercado norte-americano por 49 dólares.

Apesar de no iPhone X a Apple ter estreado um ecrã praticamente sem moldura, não o trouxe para este iPad. Poderá fazê-lo, quem sabe, nas próximas gerações do iPad Pro. Neste evento dedicado à educação, eram esperadas mais novidades além de um novo iPad, como um novo iPhone SE (que é o único iPhone de 4 polegadas à venda) ou um novo MacBook Air, mas nada de novo foi anunciado além do tablet de 9,7 polegadas.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.