Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Não são bem dez anos. Diz-nos alguma pesquisa que o primeiro Rickroll, link disfarçado de coisa relevante, mas que reencaminha o utilizador para o vídeo de “Never Gonna Give You Up” (rick roll!), o clássico de Rick Astley, terá surgido em maio de 2007, no fórum 4chan, disfarçado de link para um teaser de Grand Theft Auto IV, o jogo mais esperado desse ano, mais coisa menos coisa. De qualquer forma, 2008 é o ano Rickroll. Basta ter em conta esta pesquisa Google Trends (não é rick roll, é mesmo um link para a uma pesquisa no Google Trends… no qual se insere o termo de pesquisa “Rickroll”).
Fevereiro de 2008. O Project Chanology (não é rickroll, é um link para um vídeo que explica o projeto), movimento de protesto liderado por membros dos Anonymous que é contra as práticas da Igreja de Cientologia, cantam, gritam, dançam e deixam tocar “Never Gonna Give You Up” em boomboxes (não é rickroll, ou, aliás, é, mas não conta). Tudo terá começado com alegações que indicavam que a Igreja teria trabalhado junto do próprio YouTube no sentido de conseguir a eliminação deste vídeo (não é rickroll).
Março de 2008. Surgem alguns números: as vendas digitais atingem pelo menos os milhares e as físicas vão subindo desde dezembro de 2007 até atingirem um máximo de 2.500 unidades na semana de 9 de março de 2008. Uma sondagem da SurveyUSA garante que há um número estimado de 18 milhões de adultos que foram rickrolled.
1 de abril de 2008. No dia das mentiras, em parceria com a Sony (uma das últimas parcerias — a editora chegaria ao fim 6 meses depois), o YouTube coloca todos os vídeos da sua homepage a redirecionar para um Rickroll.
6 de novembro de 2008. Rick Astley volta à ribalta pop e vence o prémio “Best Act Ever” nos MTV Europe Music Awards em Liverpool. Foram mais de 100 milhões de votos, mais do que todos os outros vencedores combinados, o que levou o artista a recrear-se no discurso de vitória: “MTV was thoroughly Rickrolled.”
27 de novembro de 2008. O Rickroll dos Rickrolls, protagonizado por Rick Astley em pessoa. Durante a Macy’s Thanksgiving Day Parade, o músico interrompe a performance da malta do Cartoon Network para interpretar “Never Gonna Give You Up” (é rick roll, claro).
Depois de 2008, a coisa alongou-se. Aliás, a nível pessoal, é apenas em 2011 que tomo contacto com o fenómeno graças à malta da agência digital em que encontrava na altura. Havia até uma competição interna que visava colecionar o máximo de rickrolls possível. Há momentos memoráveis ao longo dos últimos anos, como este (tem tudo para ser rickroll, mas não é), mas o próprio Rick Astley se desinteressa depois do entusiasmo inicial.
Como disse alguém após o desfile junto ao Macy’s: “World 0, Internet 1.”