Portugueses são dos que mais tempo gastam a comer e beber

A OCDE posiciona ainda Portugal como o 6º país onde mais tempo se gasta a comer e beber, sendo que, olhando a géneros, os homens passam mais oito minutos a comer e a beber que as mulheres.

Foto de Luís Esteves via Flickr
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

As mulheres passam muito mais tempo a fazer trabalho não pago (como tarefas domésticas, compras e cuidados infantis) que os homens. E eles despendem mais tempo que elas a ver desporto, comer e beber ou ver televisão do que elas. Estas são conclusões que podemos tirar da análise de dados compilados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), referente, por isso, a 35 países.

Em Portugal, a diferença de género é abismal no que toca a trabalho não pago. As mulheres realizam-no durante 5 horas e 28 minutos por dia, enquanto que os homens gastam apenas 1 hora e 36 minutos, o tempo mais baixo na Europa, a seguir à Turquia. Com maior diferença de género que Portugal, só o México e a Índia, segundo a OCDE. Na Europa, os homens mais voluntariosos são os dinamarqueses que dedicam 3 horas e 6 minutos ao trabalho não remunerado como a gestão da casa.

A OCDE posiciona ainda Portugal como o 6º país onde mais tempo se gasta a comer e beber, sendo que, olhando a géneros, os homens passam, em média, mais oito minutos a comer e a beber que as mulheres. Os dados compilados por esta organização, cujo propósito é promover a entreajuda e o desenvolvimento económico, mostram que a diferença de género é inferior neste campo. Os homens e mulheres franceses gastam mais de duas horas por dia a comer e beber, o dobro dos americanos, os mais rápidos a comer e beber de toda a OCDE.

Apesar de o gráfico em cima não mostrar (os dados completos estão aqui), as mulheres na Noruega gastam mais tempo a relaxar em frente à televisão e com os amigos que todas as outras (6 horas e 6 minutos por dia), seguidas pelas mulheres belgas (5 horas e 64 minutos). Em todo os países, os homens têm mais tempo de lazer por dia que as mulheres — um dado que sustenta a importância de dias de lutas e movimentos históricos como o Dia Internacional da Mulher que se assinala no dia 8 de Março de cada ano.,

Podes encontrar mais dados sobre igualdade de género aqui.

Foto de Luís Esteves via Flickr

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.