Mergulha no melhor do design no Algarve Design Meeting

Faro recebe durante esta semana – 22 a 26 de Maio – o Algarve Design Meeting e conta com a presença de vários artistas

Quando pensamos no Algarve, o que é que nos vem automaticamente à mente? Praia, claro. Mas não vamos falar das praias algarvias, nem nas famosas noites de Verão.

Vamos falar-teda parte cultural, que por vezes é esquecida nesta zona do país. A Universidade do Algarve-ESEC, em parceria com a Câmara Municipal de Faro e Associação Nacional de Designers, organiza desde 2011 o Algarve Design Meeting (ADM). O evento realiza-se anualmente e tem divulgado design português e internacional, potenciando a ligação entre designers, empresas, academia, a indústria e a sociedade.

A cidade de Faro, graças à ADM, converteu-se por estes dias na capital internacional do design, onde investigadores, professores, profissionais e o público em geral podem, através das várias actividades realizadas (design talks, cinema ao ar livre, exposições, lojas pop-up, seminários, videomapping, workshops, etc.) contactar com os vários projectos e talentos, incrementando o conhecimento entre os diferentes colectivos da nossa sociedade.

“Nas últimas edições, o ADM tem promovido não só o design em todas as suas formas de expressão, como também a região do Algarve, colocando-a no mapa dos eventos internacionais de design”

A 8ª edição deste evento, como já tem vindo a ser habitual, realiza-se na Fábrica da Cerveja em Faro, mas vai contar com uma inovação, os primeiros Prémios de Design do Algarve, pretendendo premiar os melhores projectos de design, nas áreas de comunicação, interior e produto, realizados e implementados no Algarve no ano de 2017. Outro dos seus objectivos com a atribuição deste prémio, é dar o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos designers dando “visibilidade ao sector criativo do Algarve”.

No encerramento, o ADM vai apresentar, mais uma vez, o Festival Videomapping. Um festival de som e imagem em grande escala, com projeção na fachada da Igreja da Sé de trabalhos experimentais de alunos de várias Universidades nacionais e internacionais: Universidade do Algarve-ESEC, Universidade de Tomas Bata-República Checa, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, ESAD – Escola Superior de Artes e Design – Matosinhos e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

O Algarve Design Meeting teve início ontem estende-se até dia 26 de Maio. Podes consultar o resto do programa aqui.

Uma das exposições que te aconselhamos é a dos designer Carlos Guerreiro e José Mendes que mostrará ao público alguns dos seus pósteres. Como aperitivo deixamos-te uma pequena seleção que por cortesia Carlos Guerreiro partilhou connosco.

 

Cortesia de Carlos Guerreiro
Cortesia de Carlos Guerreiro
Cortesia de Carlos Guerreiro
Cortesia de Carlos Guerreiro
Cortesia de Carlos Guerreiro
Cortesia de Carlos Guerreiro
Cortesia de Carlos Guerreiro
Cortesia de Carlos Guerreiro
Cortesia de Carlos Guerreiro
Cortesia de Carlos Guerreiro

 

 

 

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.