Google Maps e realidade aumentada são a combinação certa

Apontas o telemóvel e já está. Também podes ter a companhia de uma raposa...

Google maps realidade aumentada
 

O Google Maps pode ser útil também quando estamos a andar a pé e queremos saber as direcções para um determinado local. Contudo, não sei se já te aconteceu, mas pelo menos a mim a aplicação confundiu-me algumas vezes – não percebi bem se estava a mandar-me para uma rua ou para outra mesmo ao lado.

Tudo seria mais fácil se bastasse apontar o telemóvel para um local e ele mostrar-me as indicações em realidade aumentada (AR) no ecrã.

É nisso que a Google está a trabalhar. A tecnológica mostrou na conferência Google I/O, esta terça-feira, novas funcionalidades de AR a caminho do Google Maps. Em vez de teres de andar de telemóvel na mão a descodificar onde tens de virar a seguir, vais poder segurá-lo na vertical e ver, em realidade aumentada, as direcções do caminho a seguir.

A Google pondera ainda adicionar uma pequena brincadeira a esta funcionalidade: uma raposa ou outro “amigo” animal que virtualmente te possa ajudar a chegar ao teu destino.

A realidade aumentada no Google Maps pode também ajudar-te a identificar o que há à tua volta. Girando o telemóvel numa rua poderás ver restaurantes, teatros, farmácias e outros estabelecimentos que existam por ali.

Estas funcionalidades de AR no Google Maps estão a ser desenvolvidas com o sistema ARCore do Android e ainda é cedo para falar no seu lançamento para o público. A própria Google não adiantou estimativas de datas, preferindo-se focar naquilo que irá chegar ao Google Maps mais brevemente. Um novo separador chamado For You que te dará recomendações personalizadas com base em inteligência artificial e naquilo que os respectivos algoritmos sabem sobre ti, incluindo críticas que fizeste a locais no passado e as tuas preferências (por exemplo, o Google Maps pode saber que gostas de naco na pedra e que detestas pizza e recomendar-te restaurantes com bons nacos). O For You terá novos espaços que abriram, o que é tendência no teu bairro, etc.

O novo separador será lançado na versão Android e iOS do Google Maps, juntamente com um redesenho da aplicação, que trará também um Explore redesenhado e uma nova ferramenta que ajudará, por exemplos, grupos de amigos a decidir onde ir jantar fora.

Pode saber mais sobre estas novidades no blogue da Google.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.