Jeff Bezos quer colonizar a Lua para ajudar a salvar a Terra

O fundador da Amazon, proprietário do Washington Post e director executivo da Blue Origin, uma empresa espacial privada concorrente da SpaceX de Elon Musk, afirmou na Space Development Conference que os habitantes da Terra terão que, um dia, mudar a sua indústria para a Lua.

Jeff Bezos Lua
Foto via NASA

Delineando a sua ambiciosa visão na Space Development Conference, em Los Angeles, durante uma recente conversa no palco com Alan Boyle, do site de tecnologia GeekWire, Jeff Bezos disse que idealmente a Blue Origin colaboraria com a NASA ou a ESA, as agências espaciais norte-americanas e europeias, para alcançar seu objectivo de colonizar a Lua. Embora o dono da Amazon tenha afirmado que, caso a parecia com as agências espaciais não resulte, a sua Blue Origin irá actuar sozinha, dinheiro é o que não falta a Bezos.

Já não é a primeira vez que Jeff Bezos descreve o seu difícil plano de se mudar para a Lua, tal como o de criar uma colónia nesse mesmo local. Isto, porque os seus recentes comentários sugerem que o plano a longo prazo ainda está muito “na linha da frente” na sua mente.

O fundador da Amazon, proprietário do Washington Post e director executivo da Blue Origin, uma empresa espacial privada concorrente da SpaceX de Elon Musk, afirmou na Space Development Conference que os habitantes da Terra terão que, um dia, mudar a sua indústria para a Lua, contribuindo para que o Planeta Azul lide melhor com as pressões provocadas por uma população crescente. Bezos disse a Boyle que deixar a Terra “tornará este planeta melhor”, acrescentando que “vamos para a Lua e as pessoas que querem ficar vão ficar”.

“A Terra não é um lugar muito bom para se fazer indústria pesada”, disse o empresário multi-milionário, na Space Development Conference. “É conveniente para nós agora, mas num futuro não muito distante – estou falando de décadas, talvez 100 anos – vai começar a ser mais fácil fazer muitas das coisas que actualmente fazemos na Terra no espaço. Porque teremos muita energia.”

A Blue Origin está a testar foguetes para lançar no Espaço e está a ter sucesso com o desenvolvimento do seu sistema de foguete reutilizável New Shepard. Este conceito foi projectado para missões em órbita e para uma proposta comercial de turismo espacial.

Bezos quer usar este sistema de foguetes para transportar os componentes necessários para a Lua para construir a base lunar. O multi-milionário quer que as pessoas pensem nisto como um serviço de entrega de longa distância da Amazon. No entanto, este projecto pode estar próximo do que pensamos, tendo como seu ponto de partida a década de 2020.

Em Março do ano passado, Bezos escreveu: “É hora de a América retornar à Lua – desta vez para ficar. Um lugar na lua que seja permanentemente habitado é um objectivo difícil, mas digno. Eu sinto que muitas pessoas estão animadas com isto.” As visitas relativamente breves acabarão transformando-se em estadias mais longas e o dono da Amazon acredita que um dia poderão tornar-se permanentes, além de produtivas.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.