Re:scam: o bot que atura quem te tenta enganar por e-mail

Quem nunca recebeu 100 mil dólares de um Príncipe da Nigéria que faça o primeiro Forward.

Quando receberes um e-mail que te pareça uma fraude, já tens quem responda por ti. Não é uma pessoa mas é um chatbot, ou seja, um robô que responde às mensagens que tu não queres. Se quando te mandam e-mails que não conheces o remetente, tens tendência a ignorá-los ou até mesmo apagá-los, agora, graças à Re:scam, não vais ter de perder tempo com estes esquemas da Internet e podes fazê-los perder umas horas.

A Re:scam é operada por uma empresa neozelandesa de cibersegurança, a Netsafe. Esta entidade criou uma aplicação para que da próxima vez que receberes um e-mail estranho, possas enviá-la para o me@rescam.org, que automaticamente irá responder à fraude até que burlão do outro lado fique sem paciência. O melhor é mesmo veres este exemplo:

Embora, a Netsafe tenha feito um vídeo promocional bastante bom para o seu bot, a tecnologia por detrás disto é bastante simples: baseando-se mais em conversas pré-programadas do que em inteligência artificial sofisticada. No fundo, usar este robô faz com que as pessoas que promovem estes esquemas provem do seu próprio remédio.

Outro famoso programa parecido ao Re:scam é o Lenny. Este foi feito para desperdiçar o tempo das chamadas em que nos tentam vender algo, o famoso tele-marketing. O Lenny usa 16 tipos de diálogos pré-gravados, cada um mais vago que o outro. Mas, se pensas que este programa não é efectivo então vais surpreender-te com este vídeo.

Um dia os burlões também terão os seus próprios bots. Esse será o futuro do confronto cibernética: milhões de bots a batalhar para trás e para a frente nos bastidores, à procura da forma ideal de chegarem até nós, ultrapassando filtros de spam e algoritmos que os procurem deter.

Para além do lado promocional e lúdico, esta aplicação serve também para nos lembrar da vulnerabilidade online e para que a empresa de segurança possa analisar as burlas mais frequentes para a partir daí desenvolver soluções tecnológicas adequadas.