Artistas pintam o seu apoio à Selecção Nacional de norte a sul do país

A Mistaker Maker, plataforma de intervenção artística, em pareceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), criaram um novo projecto que resulta da fusão entre o mundo do futebol e o da arte urbana portuguesa.

O futebol é o desporto rei em Portugal e atrai multidões, como tal nesta iniciativa os artistas aliaram-se à modalidade numa demonstração que todos os sonhos são possíveis e realizáveis. Para colocar esta missão em prática, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Mistaker Maker recorreram a um colectivo de 8 artistas urbanos – os melhores do país – para desenvolverem um conjunto de intervenções por diversas cidades do norte a sul. Isto, no sentido de inspirarem as comunidades, num “mote de portugalidade”, e com o intuito da comitiva portuguesa presente no Mundial de futebol, que decorrerá na Rússia, sinta o forte apoio dos cerca de 10 milhões de portugueses.

A Federação tem como principal objectivo, com esta colaboração, trabalhar a mentalidade colectiva dos portugueses, tal como a criatividade dos artistas convidados e fazê-los sentir que não há impossíveis. No Europeu de 2016, a equipa portuguesa conquistou um sonho que há tanto perseguia, e contra tudo e todos o tão desejado troféu veio para Portugal. Em 2018, e em consonância com o novo slogan da FPF,  vamos à “Conquista o sonho” novamente.

A mensagem vai muito além do futebol. Tem a ver com uma forma de vida. Toda a gente se pode identificar com este mote. Queremos transmitir que o ato de conquistar um sonho implica uma acção, uma ambição. Não que seja algo fácil ou imediato e o Cristiano Ronaldo serve-nos de exemplo do que é necessário para se ser o melhor, ele é o exemplo de que a sorte dá muito trabalho“, realça a responsável da FPF pela ideia, em declarações à agência Lusa.

Neste projecto, a FPF conta com o apoio de autarquias de norte a sul do país e com curadoria de Lara Seixo Rodrigues, mentora da Mistaker Maker e autora de projectos como o Lata 65. O grupo de artistas seleccionado para este grande projecto são nomes consagrados e talentos emergentes da arte urbana nacional, e as suas peças e murais desenvolvidas no âmbito desta iniciativa são representações únicas e inéditas do movimento “Conquista o Sonho”, sem quaisquer fins lucrativos e com o objectivo único de servir e inspirar todos os portugueses. Pode-se ver palavras como “sonha” ou até mesmo Bernardo Silva e, claro, o incontornável Cristiano Ronaldo representados em fachadas de prédios.

Com acções já realizadas na Covilhã, Portimão, Beja e Porto, “Conquista o Sonho” passa também por Aveiro, Paredes de Coura e termina em Lisboa, com intervenções no bairro da Jamaika no Seixal e no Bairro da Liberdade. Estas últimas intervenções acontecem entre 29 de Maio a 2 de Junho. Já o Mundial da Rússia começa já no dia 15 para Portugal, onde vai defrontar, em Sochi, a selecção espanhola.

Em Portimão

Na Covilhã

Em Beja

No Porto