Lembras-te do StumbleUpon? Vai desaparecer no dia 30 de Junho

O seu conteúdo, utilizadores, erros e aprendizagens serão migrados para o Mix, uma plataforma semelhante.

O site que permitia descobrir aleatoriamente conteúdo na internet vai fechar no final de Junho, no dia 30, e a sua base de dados será migrada para uma plataforma com um propósito semelhante, chamada Mix. O StumbleUpon tinha sido lançado em 2002 e, ao longo destes anos, acumulou 60 mil milhões de “stumbles” e 40 milhões de utilizadores.

Antes do boom das redes sociais, StumbleUpon era uma das formas mais populares de descobrir artigos, vídeos e outros conteúdos online, gerando tráfego directo para os sites. Em 2007 foi comprado pelo eBay por 75 milhões de dólares mas não conseguiu tornar o serviço relevante. Em 2013, houve despedimentos significativos e, dois anos depois, Garrett Camp, co-fundador do StumbleUpon, conseguiu comprar uma participação maioritária.

Numa publicação no Medium, Garrett descreve que o StumbleUpon “foi pioneiro na descoberta de conteúdo na web, antes de os conceitos de ‘botão de gosto’, ‘feed de notícias’ ou ‘rede social’ se terem tornado predominantes”. O empreendedor refere que a internet mudou bastante e que, apesar de a simplicidade ser um dos pontos fortes do StumbleUpon, foi também, em última análise, o seu ponto fraco num mundo on-line em constante mudança.

O conteúdo, os utilizadores, os erros e as aprendizagens do StumbleUpon serão migrados para o Mix, uma plataforma de descoberta de conteúdo nascida em 2015 já numa internet que não só é vista no computador mas anda connosco no bolso.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.