Se és viciado no telemóvel, o Zmartphone Blocker ajuda-te a controlar

Não consegues passar umas horas sem mexer no teu smartphone? O Zmartfone Blocker vai ajudar-te a largar o vício.

Zmartfone Blocker são autocolantes que ficam no ecrã do nosso telemóvel impedindo o utilizador de ver o que se passa no seu smartphone. O conceito foi projectado e desenvolvido pelo estúdio de design dinamarquês Stupid Studios, porque eles, como a maioria dos outros escravos da tecnologia, reconhecem que estão viciados nos seus smartphones. “(…) os nossos autocolantes vão ajudá-lo a recuperar o foco, dormir melhor e começar a pensar mais profundamente sobre coisas que realmente importam”, refere a Stupid Studios na apresentação do produto.

De acordo com um estudo, a média dos utilizadores intensivos de smarthphones, toca no teu telemóvel aproximadamente 2.617 vezes por dia (!). E, como a maioria dos proprietários de smartphones deve reconhecer e nos mostra a experiência pessoal, na maior partes das vezes sem um propósito definido.

Nestes autocolantes constam frases como “Não seja um dos 9% que vão ao telemóvel durante a intimidade sexual com outras pessoas. Isso é simplesmente apocalíptico” e “Apague a sua aplicação do Facebook. Gozar com o seu ex e ler as citações inspiradoras da sua tia não o fará mais feliz”.

Os autocolantes não são grandes o suficiente para cobrir o ecrã por completo, por isso, se recebermos uma notificação ainda a conseguimos ver, o que nos relembra o vício e exige disciplina.

Mas se será que esta invenção estúpida funciona mesmo? Até certo ponto, sim. O autocolante amarelo lembra-te do teu objectivo, mesmo antes de pegares no smartphone. No fundo, recorda-te do compromisso que fizeste e ajuda-te a manter consciente em todos os momentos sobre essa decisão.

Se passares da primeira etapa onde tu admites que está viciado no teu smartphone, estás pronto para agir e vale a pena o Zmartfone. Até lá, podes-te ir mentalizando com o curioso tweet de Kanye West, sobre como mudar sua percepção acerca do seu smartphone:

Os preços vão variando consoantes os packs que queres: um pack custa cerca de 13€, já 10 packs têm um custo de cerca 111,50€. Cada embalagem traz 10 autocolantes o que, fazendo as contas, representa cerca de 1€ por unidade. O preço elevado parece fazer parte da estratégia servindo neste caso como dissuasor da tentação que é descolar o autocolante da frente daquela notificação. Por outro lado, pode também ser visto como um incentivo para o cumprimento desta resolução a solo, sem ter de gastar 10€ em adesivos.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.