Criado em Abril em 2001 por Bram Cohen, BitTorrent começou por ser um protocolo de partilha de ficheiros como aquele que utilizamos diariamente para transferir documentos pesados. Em síntese, é um conjunto de processos, programados em Python, que fazem com que ficheiros de médias e grandes dimensões possam ser partilhados entre utilizadores através da sua repartição em pequenos pedaços com geralmente 256 kb.
Foi a partir daí, e de modo a garantir a manutenção e operacionalização do protocolo, que Bram e Ashwin Navin criaram a empresa – a BitTorrent Inc, em 2004. Agora, passados 16 anos foi comprada por 140 milhões de dólares em dinheiro pela Tron, uma start-up de blockchain que parece querer aproveitar-se dos primeiros passos dados ao longo destes anos no caminho da descentralização para cumprir a sua promessa: criar uma nova Internet (esperem, como a do Telegram?).
Uma união em torno da Internet descentralizada
A tecnologia desenvolvida e popularizada pela BitTorrent, actualmente o maior player no mundo dos torrents, foi uma das primeiras iniciativas que conduziram realmente à descentralização da Internet, com redes de utilizadores a substituírem servidores, naquilo a que se chama uma arquitectura peer-to-peer.
A ideia de Cohen começou por ser utilizar essa estrutura para a transferência de ficheiros, mas ultimamente as valências do BitTorrent procurava alargar-se a outros sectores importantes da Internet, acompanhando tendências como o streaming em projectos como o BitTorrent Now, focado na partilha de material criativo. No momento, e contabilizando os utilizadores do BitTorrent Now – bem como de outras aplicações que permitam usar este protocolo, como o uTorrent –, estima-se que possa representar 40% do tráfico online de um dia normal.

A Tron, por seu turno, tem uma história completa distinta e, apesar da valorização que já atingiu, apenas um ano e meio de vida. Criada por Justin Sum, a Tron Foundation, organização sem fins lucrativos com sede na Singapura, tem como promessa criar a primeira infra-estrutura para uma internet realmente descentralizada, baseando-se, para isso, num protocolo próprio chamado também ele de Tron. Segundo consta no seu white paper, a equipa é composta por seguidores de Tim Berners-Lee, que acreditam, tal como este acreditou no seu tempo, que os protocolos quando são criados devem ser vistos como um recurso à disposição de todos os humanos e não uma forma de alguns agentes fazerem dinheiro.
Uma união previsível?
Quanto à junção das duas empresas, ainda não se sabe grande coisa; todavia, este já era um negócio previsível. Bram Cohen, criador do BitTorrent, já havia abandonado a empresa para se aventurar num novo projecto, a criação de uma cripto-ecológica, chamada Chia. Também Ashwin Navin já estava fora, actualmente a trabalhar na SAMBA TV. E Justin Sun, o fundador do Tron, já havia demonstrado o seu interesse em adquirir o gigante da partilha online.
Por saber, ficam apenas os planos conjuntos. Sem comentários oficiais de nenhum dos representantes das empresas, o TechCrunch falou com um dos accionistas envolvidos na transacção, que explicou os dois lados do plano. O primeiro deve passar por legitimar a Tron, que tem sido acusada de copiar a FileCoin e a Ethereum,;e o segundo, por potencializar a mineração de moedas, recorrendo à arquitectura P2P do BitTorrent.
A plataforma Tron tem a si associada o TRX, uma criptomoeda que deverá ser usada na sua “nova Internet” como forma dos utilizadores pagarem o conteúdo consumido. Em apenas um ano, conseguiu subir até ao top das criptomoedas, apesar de algumas flutuações na valorização.
Esta aquisição surge num momento importante para a Tron. Dia 25 de Junho será o Dia da Independência para esta criptomoeda, como Justin Sun tem vindo a anunciar. Independência essa que se caracterizará pela migração da rede Ethereum – tokens ERC20 – para uma rede própria com o standard TRON20.
#TRON Foundation’s Token migration is almost here. Be sure to read this article about the swap and join us for Independence Day on June 25! https://t.co/1H5SFz9MJ4
— Justin Sun (@justinsuntron) June 20, 2018