Google lançou, por fim, uma app de podcasts

Aplicação está disponível apenas para Android e é uma nova alternativa ao iTunes.

Google Podcasts

Os podcasts estão na moda e a Google tem agora uma app oficial para este tipo de conteúdos. Chamada Google Podcasts, está disponível apenas para Android em vários países. Conta com mais de 2 milhões de podcasts indexados, incluindo alguns portugueses – como o É Apenas Fumaça ou o Ask.TM. Por agora não há palavra oficial quanto a uma app para iOS.

A Google já servia como canal de distribuição de podcasts através do seu serviço Google Play Music, mas só nos EUA e Canadá. Todavia, o Google Play Music vai ser no futuro descontinuado para dar lugar ao YouTube Music. O lançamento do Google Podcasts  significa uma nova casa para os podcasts dentro do ecossistema Google, como uma investida global da tecnológica norte-americana na distribuição deste tipo de conteúdos. De notar que, antes desta app dedicada, a Google já tinha dado uma casa aos podcasts no Android através do motor de busca Google Search.

Os podcasts no Google Search

Tenho um podcast, o que faço?

Com o Google Podcasts, os podcasters – ou criadores de podcasts – ganham uma nova forma para distribuir os seus conteúdos, alternativa ao iTunes, Spotify ou circuitos próprios e independentes. À semelhança destes, o Google Podcasts assume-se como um mero distribuidor e não como uma plataforma de alojamento. Os podcasters terão de alojar os seus programas num servidor web normal, usar serviços como o SoundCloud ou o Mixcloud, ou comprar planos dedicados como os do Libsyn.

Os criadores de podcasts podem encontrar aqui toda a documentação de que precisam para distribuírem através da Google, incluindo uma ferramenta para verificar a indexação do seu podcast e material gráfico para promoverem o seu podcast no Google Podcasts.

Inteligência artificial a distribuir podcasts

O Google Podcasts não é a primeira app de podcasts que a empresa de Mountain View lança – o Google Listen existiu até 2012. Mas uma aplicação lançada pela Google agora significa sempre uma coisa: inteligência artificial. Google Photos, Google News, Google Maps, Gmail… todos os serviços lançados ou actualizados recentemente têm inteligência artificial no seu centro, que serve para torná-los o mais personalizados possível para cada utilizador.

O novo Google Podcasts

O novo Google Podcasts não será excepção. A empresa diz que vai usar inteligência artificial para mostrar-te podcasts com base nos teus hábitos – se os algoritmos perceberem que gostas de desporto ou de conteúdos de um determinado criador, vão sugerir-te podcasts desse tema ou dessa pessoa. O Google Podcasts estará também integrado com o Google Assistant para que possas falar com o assistente no teu telemóvel ou numa coluna Google Home quando quiseres ouvir um podcast – “Ok Google, play É Apenas Fumaça” e o assistente irá reproduzir o último episódio do É Apenas Fumaça ou o episódio no minuto em que o deixaste.

O novo Google Podcasts

A app apresenta um único separador: na página inicial encontras no topo os podcasts que segues e de seguida uma secção intitulada “For You”, onde estão os episódios novos e aqueles que andas a ouvir e ainda não acabaste; por fim, uma lista de recomendações, bem como de podcasts que estão “na berra”, organizadas em categorias. Tens também uma opção de pesquisa que te permite encontrar um podcast que não te apareça imediatamente na app. A Google diz que no futuro planeia adicionar uma funcionalidade que te permitirá ler uma transcrição do podcast enquanto o ouves, útil para quando estás num ambiente com muito ruído.

Google vai apoiar podcasts pela diversidade

Como os algoritmos podem ser traiçoeiros, a Google lançou um programa para aumentar a diversidade das vozes em podcasts. “Olhando para as tabelas de top, apenas um quarto dos podcasts mais populares tendem a ser de mulheres, e menos ainda de pessoas de cor”, escreve a tecnológica no seu blogue. A Google diz que vai ter um conselho consultivo com pessoas de várias partes do mundo com o objectivo de “permitir que vozes sub-representadas possam desenvolver e experimentar competências”, bem como de “cultivar ideias e processos” que lhes permitam escalar. Este programa será lançado no Verão e os interessados têm disponível este formulário.

Podes descarregar o Google Podcasts através da Play Store.