Há uma diferença interessante de realçar entre Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e o seu homólogo do Twitter, Jack Dorsey. Enquanto o primeiro apresenta um discurso formal e às vezes político, o segundo ajusta a sua linguagem à plataforma – no seu caso, o Twitter – conferindo personalidade e proximidade ao seu discurso.
Jack Dorsey, mais conhecido entre a comunidade por @jack, anunciou esta semana que vai reorganizar o Twitter – um anúncio semelhante ao que Zuckerberg fez no início de 2018 e que já teve efeitos práticos, com algumas mudanças estruturais na empresa e um redesenho do News Feed para mostrar mais publicações de amigos e familiares, procurando melhor valorizar o tempo que os utilizadores passam na plataforma. “A próxima década” é o título de um conjunto de notas feita na app Notes do iPhone e partilhadas na forma de screenshots em dois tweets:
We‘re reorganizing how Twitter is going to work together for the next decade. Sent this note to our team, and sharing with the world, because we want to be more open about how we think and work. This is a small but important step. Experimenting! Let us know what you think. pic.twitter.com/ygaIj9yjQi
— jack (@jack) June 28, 2018
— jack (@jack) June 28, 2018
“Tenho reflectido sobre o que vem aí. Quanto a criar durabilidade na nossa empresa para podermos verdadeiramente servir as gerações futuras”, escreveu, lembrando que o Twitter já passou por vários marcos que validaram a empresa. Jack anunciou uma reorganização, incluindo um novo director de produto – o sexto desde 2014. Kayvon Beykpour, antigo CEO do Periscope, vai substituir Ed Ho na posição, depois de este ter decidido deixar o Twitter em Maio para se “recarregar”, diz Dorsey. Ed Ho era director de produto e engenharia, mas Kayvon Beykpour irá dirigir apenas o produto; a parte de engenharia passará a ser responsabilidade de Mike Montano, que está no Twitter desde 2011.
Jack Dorsey acredita que a organização do Twitter de forma puramente funcional, de uma ponta à outra, e disciplinada, que vai ajudar a empresa a “tomar decisões mais claras”, a “fortalecer uma cultura mais forte”, a “ser mais ágil a fazer escolhas de engenharia” e, “mais importante, aumentar o nível de criatividade e inovação, que é uma fase na qual temos de entrar agora para continuarmos a ser relevantes e importantes para o mundo”. “Estamos agora a pensar e a planear a 10 anos”, acrescentou o CEO do Twitter, na mensagem que, além de partilhar publicamente no Twitter num exercício de abertura, enviou internamente por e-mail aos seus colaboradores.
O Twitter tem bastantes desafios pela frente, tal como o Facebook. É notório que a mensagem de Jack Dorsey serve principalmente para acalmar investidores e o mercado, mas não deixa de ser interessante observar que, em vez de um gigante e aborrecido comunicado como faria provavelmente Zuckerberg, o CEO do Twitter entrou na linguagem da plataforma. Não é a primeira vez que @jack tweeta screenshots da aplicação de notas do iPhone e também não deverá ser a última, pois o executivo diz não ter um computador portátil.