O Mundial em 32 arte-factos: uma seleção de cartazes que te vai surpreender

Com a ajuda de internautas anónimos, o designer português Ricardo Santos fez 32 cartazes para os 32 países do Mundial a destacar um arte-facto.

“Around the World Cup in 32 Artifacts” é um projecto criado pelo designer português Ricardo Santos que teve como pontapé de saída no Mundial de futebol que está a acontecer este ano. São 32 cartazes, um para cada selecção participante no mundial, que destacam 32 factos menos conhecidos sobre cada país.

Composto por 32 cartazes, a ideia inicial do projecto consistia na representação de um determinado país num cartaz, a partir de um artefacto esférico representativo do mesmo, que, simultaneamente, lembrasse uma bola de futebol. Contudo, no decorrer da realização do projeto, o autor percebeu que era, efetivamente, impossível conceber cartazes apenas com objetos esféricos, tendo então ampliado as suas escolhas para objetos arredondados, cilíndricos ou semicirculares.

Cada cartaz foi desenvolvido a partir das ideias e curiosidades de Ricardo Santos, que foi muitas vezes condicionado pela quantidade de informação e material visual disponíveis, havendo sido obrigado a enveredar por caminhos diferentes daqueles que inicialmente tinha idealizado. Apesar disso, o designer admite que a contribuição de vários internautas anónimos foi essencial para a produção dos cartazes.

Podes ver todos os 32 cartazes deste “Around the World Cup in 32 Artifacts” de seguida:

Texto de Fernando Leitão