Com 1045 fotos se faz um vídeo sobre a Lisboa “instagramavel”

O filmmaker Eduardo Correia Pinto descarregou 1045 fotos do Instagram e alinhou-as num bonito postal que mostra os cantos populares da capital portuguesa.

Instagram vídeo sobre lisboa

O filmmaker Eduardo Correia Pinto decidiu prestar uma homenagem à cidade de Lisboa. Pegou em mais de mil fotografias da capital portuguesa partilhadas no Instagram e alinhou-as num postal em vídeo que mostra a visão de cada um e de todos de Lisboa.

Lisboa, Saudade, Luz é o título do trabalho publicado no Vimeo e também no YouTube. Na descrição do vídeo, Eduardo explica que o processo criativo passou pelo levantamento dos locais, monumentos e identidades a incluir no vídeo e o download das 1045 fotografias através de uma pesquisa no Instagram. Foi ainda preciso fazer o alinhamento gráfico e sequencial das imagens e cozinhar tudo com a música – “Ability”, do artista Borrtex.

O vídeo percorre os locais mais conhecidos de Lisboa e, talvez por isso, mais “instagramáveis”, como o Terreiro do Paço, o Parque Eduardo VII, Belém, a Alameda Dom Afonso Henriques, o Alfama, o Oceanário de Lisboa ou o Campo Pequeno.

Eduardo tem 30 anos e é natural de Coimbra. Estudou Som e Imagem na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e fez uma pós-graduação em Cinema e TV na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. De acordo com o seu perfil no Vimeo, faz a sua vida enquanto realizador independente, tendo feito vários filmes documentais e experimentais, como Douro, Ensaio, Memória (2013).