Julho é sinónimo de BBC Proms, “o melhor festival de música clássica do mundo”

O espectáculo multimédia Five Telegrams foi um dos momentos alto.

Perto das 20h30 de sexta-feira, as portas do Royal Albert Hall abriram-se para receber o BBC Proms 2018. The Proms é o “melhor festival de música clássica do mundo”, que se realiza entre Julho e Setembro. Nestes três meses de celebração da música, o Reino Unido veste-se de gala para receber visitantes de todo mundo que podem assistir a centenas de actuações em diversos palcos das ilhas britânicas.

O início de certame corresponde à First Night of The Proms. Este ano, a organização resolveu evocar a Primeira Guerra Mundial, assinalando os 100 anos de memória. Numa primeira instância, o maestro filandês Sakari Oramo,  responsável por conduzir a Orquestra da BBC, teve a tarefa de homenagear os escritos de Walt Whitman e a composição de Ralph Vaughan William´s com Toward the Unknown Region. 

A substância do Prom 1 lembrou o compositor Gustav Holst e a magnífica obra Planets. Ao longo de 50 minutos, o Royal Albert Hall escutou temas mágicos como Jupiter The Bringer of Jollity, Mercury the Winged Messenger ou Venus the Bringer of Peace. Para a segunda parte, estava reservado o trabalho Five Telegrams da compositora Anna Meredith, um espectáculo de videomapping utilizando o interior e exterior da sala em que o conteúdo da projecção multimédia retrata as comunicações dos jovens soldados briânicos em 1918.

Proms atravessou diversos significados ao longo dos tempos. Inicialmente tinha correspondência em concertos ao ar livre, onde as pessoas assistiam a música clássica por onde passavam. Hoje, e no conceito deste festival, a ideia de música clássica para todos está na sua génese. Recorre-se às melhores salas da cidade e do país, inclusivé palcos montados ao ar livre, e é possível assistir ao concerto em pé ou sentado, com valores para todas as bolsas.

Até 8 de Setembro, o Reino Unido celebra a diversidade e a música clássica. A transmissão dos concertos em directo está a cargo da BBC, todavia é possível recuperar a totalidade ou os melhores momentos de vários espétaculos no canal de Youtube da BBC Music