Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Abrimos o Spotify e advinhem o que nos aparece… Drake. E parece que não é só connosco. A plataforma de streaming sueca juntou-se ao rapper canadiano para “o ajudar” no lançamento do seu novo disco, Scorpion. Além de banners promocionais, o Spotify lançou várias playlists com Drake, e alguns utilizadores não terão achado piada.
Segundo a revista Billboard, alguns subscritores do Spotify Premium sentiram-se incomodados com tanta promoção a Drake e pediram a devolução do valor da sua assinatura. Há inclusive uma popular thread no Reddit onde um internauta diz que “pagou por um Premium sem anúncios” e que conseguiu com sucesso uma devolução do seu dinheiro.
There's a @Drake for practically every mood. #ScorpionSZN is here. Listen now on Spotify 🦂https://t.co/Gfa32R9WN1 pic.twitter.com/p1qbGsac88
— Spotify (@Spotify) June 29, 2018
O Spotify lançou várias playlists com a cara de Drake ou o seu nome na capa, incluindo algumas em que músicas do rapper nem sequer aparecem, como “Massive Dance Hits”, “Best of British” ou “Happy Pop Hits”. Não é a primeira vez que o Spotify promove determinados artistas, mas esta terá sido a primeira promoção global de um músico no serviço de streaming, com take overs de múltiplas playlists no mesmo dia, sexta. Numa resposta a uma queixa de um utilizador no Twitter, fonte oficial do Spotify confirma que “a secção Browser e as playlists voltarão ao normal em breve”.
Hey there! We're celebrating Drake's new album and his spot as most streamed artist in the world right now. The Browse section and Playlists will be back to normal soon /JX
— SpotifyCares (@SpotifyCares) July 1, 2018
Drake é o músico mais ouvido de sempre no Spotify e, talvez por isso também, uma presença recorrente no serviço de streaming. À Billboard, a empresa sueca disse que as queixas com a promoção a Drake foram mínimas e garantiu, todavia, não existir qualquer política de devoluções em curso, pelo que o utilizador do Reddit pode ter tido sorte ou estar a mentir.
Este caso deve servir de alerta para o facto de o Spotify ser um serviço proprietário, de uma empresa com fins lucrativos e este tipo de acções serem, nesse sentido, legítimas. Contudo, podem contribuir para o desnivelamento do mercado de música, favorecendo certos artistas em detrimento de outros.
Me: I'm looking for some good music..
Spotify: How about Drake?
Me: Eh.. Kinda in the mood for something else..
Spotify: Ok, so Drake?
Me: No, listen I just..
Spotify: DRRRAAAKKKEEEEE pic.twitter.com/N4T7eqCwFA
— tanner 🧢 (@tanncap) June 29, 2018