Game of Thrones: tudo o que sabemos sobre a próxima temporada

Notícias sobre contratações para o elenco, detalhes sobre locais de filmagens, realizadores, novas e velhas teorias vão surgindo à medida que a data de regresso da série HBO se aproxima. 

Game of Thrones 8 temporada
Imagem: HBO

A espera já é longa e 2019 ainda parece muito distante. Os fãs anseiam por saber o que vai acontecer nos seis episódios finais e que determinarão o destino de Westeros.

Notícias sobre contratações para o elenco, detalhes sobre locais de filmagens, realizadores, novas e velhas teorias vão surgindo à medida que a data de regresso da série HBO se aproxima.

É tempo de fazer um ponto de situação e enumerar: o que sabemos até agora?

Qual é a data de estreia da oitava temporada?

A resposta chegou via twitter oficial da série:

Foi numa entrevista ao Metro que Maisie Williams deu mais pistas sobre a cronologia “Terminaremos as filmagens em dezembro e o primeiro episódio será transmitido em abril [2019] (…) Os trabalhos de edição não demoram menos de quatro de meses. Os episódios serão de grande duração (…) Não se pode apressar a temporada. Devemos ao nosso público e aos nossos fãs fazer uma última temporada com o melhor das nossas habilidades”.

Quantos episódios terá a 8ª temporada de «Game of Thrones»

As primeiras seis temporadas foram compostas por 10 episódios. A sétima temporada teve apenas sete, e, como já foi mencionado, a 8ª temporada terá apenas seis capítulos.

Quanto tempo terá cada episódio da 8ª temporada?

Parece que cada episódio pode exceder em muito o tempo normal de uma hora. O consenso geral de vários membros do elenco é que cada episódio terá entre 70 minutos e 90 minutos de duração.

Quanto custará cada episódio da última temporada de «Game of Thrones»?

Foi a Variety que avançou que cada episódio da temporada final custará cerca de 15 milhões de dólares, fazendo com que o orçamento final da temporada seja de 90 milhões. Para o contexto, quando o programa estreou, o orçamento estava mais alinhado com outros projetos da HBO, com um orçamento por episódio de 6 milhões.

Haverá uma batalha épica?

É esperada, se não o orçamento acima mencionado não faria sentido. Uma das notícias mais recentes avança que uma cena de batalha durou 55 dias a ser filmada.

Jonathan Quinlan, um assistente de direção, fez um desabafo nas redes sociais:  “Isto é para os dragões da noite. Por durarem 55 noites seguidas. Por suportar o frio, a neve, a chuva, a lama, a merda de ovelha de Toome e os ventos de Magheramorne.

Quando dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo assistirem a este episódio daqui a um ano, elas não terão noção do quanto trabalhamos. Não se importam com o cansaço ou com a dificuldade de trabalhar em temperaturas abaixo de zero. Eles apenas entenderão que estão a assistir a algo que nunca foi feito antes”.  

De acordo com o Deadline, esta batalha foi filmada em Toome e Maghermorne na Irlanda do Norte, que também serviu de cenário para a Batalha de Blackwater e o Massacre em Hardhome.

Haverá um conflito entre Daenerys e Cersei?

Uma das cenas mais intensas da sétima temporada envolveu Daenerys, Jon Snow e um “Walker”. A dupla (entre outros elementos) tentou provar a Cersei Lannister que deveriam deixar as rivalidades de lado para se concentrarem numa ameaça comum.

Tem sido relatado que a equipa de produção regressou ao local onde o primeiro encontro aconteceu: as ruínas romanas de Itálica em Sevilha, Espanha.

E personagens novas, existem?

Neste final que se supõe vir a ser muito sangrento, sabemos que a “Companhia Dourada” vai juntar-se a Cersei na luta contra Daenerys Targaryen, Jon Snow e os “White Walkers”.

De acordo com o site de fãs Watchers on the Wall, Marc Rissmann (The Last Kingdom) será Harry Strickland, também conhecido como Harry Sem-Teto Strickland, o capitão-general em comando da “Companhia Dourada”.

Quem vai realizar a 8ª temporada de ‘Game of Thrones’?

Serão quatro realizadores: David Benioff, DB Weiss, David Nutter e Miguel Sapochnik.

David Nutter realizou vários episódios da segunda, terceira e quinta temporada. Será responsável pelos episódios 1, 2 e 4 da temporada final.

Miguel Sapochnik é o mais recente realizador a chegar a este projeto HBO. Colaborou na 5ª temporada e nos dois últimos episódios da 6ª. Vai trabalhar nos episódios 3 e 5 na última temporada.

Embora tenham compartilhado os deveres de escrita em 51 dos 73 episódios, o final será a primeira vez que David Benioff e DB Weiss compartilharão um crédito de direção no programa (cada um dirigiu um episódio individualmente ao longo o caminho).

Gendry terá um papel mais relevante nesta último capítulo?

Em entrevista ao Digital Spy, o ator Joe Dempsie, que interpreta Gendry (o filho bastardo de Robert Baratheon), sugeriu que a sua personagem não só teria um grande papel na temporada final, mas também que ele estaria presente num momento de clímax.

As teorias em torno desta personagem são muitas mas uma das principais é a de que o ressurgimento de Gendry – e seu legítimo direito de nascença como um Baratheon – insinua que, na hipótese de Jon e Daenerys não vencerem ou sobreviverem, o Trono de Ferro deva ser ocupado por Gendry.

Vão existir / foram filmados vários finais possíveis?

Numa tentativa de se proteger contra possíveis spoilers, o presidente da HBO, Casey Bloys, afirmou que vão filmar vários finais.

A atriz Emilia Clarke, que interpreta Daenerys Targaryen, também confirmou que o elenco está a filmar vários finais. Durante uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Clarke afirmou: “Acho que eles estão a filmar um monte de coisas que não nos dizem […] Acho que eles nem confiam em nós [atores] ”. Mais tarde, acrescentou: “Há muitos finais diferentes que podem acontecer; acho que estamos a filmá-los a todos e assim não estamos a ser informados sobre o que realmente vai acontecer. ”

O que George RR Martin já lamenta mais sobre a 8ª temporada?

George RR Martin sempre permitiu que David Benioff e DB Weiss se afastassem dos pontos de enredo que estabeleceu nos livros.

No entanto, o autor ainda acredita que a decisão dos argumentistas de omitir a personagem de Lady Stoneheart (Catelyn Stark) foi uma oportunidade perdida para os criadores.

No livro, as personagens podem ser ressuscitadas. Depois de Catelyn ressuscitar como Lady Stoneheart, torna-se numa assassina vingativa e sem coração”, disse à Esquire China. “No sexto livro, continuo a escrevê-la. Ela é uma personagem importante nos livros. [Manter a sua personagem] é a mudança que mais gostaria de poder fazer [na série]”.

Este artigo será atualizado sempre que se justificar. 

Texto: Sofia Santos

(Nota: este texto foi originalmente publicado no c7nema, um dos mais antigos sites de informação, opinião e crítica de cinema em Portugal, tendo sido aqui reproduzido com a devida autorização.)