Farto da expressão “millenials”? Esta extensão para Chrome/Firefox troca-a por ti

@mikemac, um utilizador do Twitter como outro qualquer mas capacidades de programação acima da média, fartou-se de ver o termo "millennial" usado para tudo e para nada e criou uma extensão que, muito simplesmente, troca esta expressão por "adults under 40".

millenials

A ideia é simples, não tem muito que se lhe diga mas vale pela piada e por nos deixar a pensar sobre a sobre utilização de algumas expressões.

@mikemac, um utilizador do Twitter como outro qualquer mas capacidades de programação acima da média, fartou-se de ver o termo “millennial” usado para tudo e para nada e criou uma extensão que, muito simplesmente, troca esta expressão por “adults under 40”.

A ideia é simples e o objectivo provavelmente era só fazer a piada, mas ilumina um ponto importante sobre a forma como especialmente os órgãos de comunicação social optam por linguagem muitas vezes simbólica e pouco objectiva criando categorias ambíguas onde “enfiam” quase tudo. Segundo o instituto Pew Research, millenials são todas as pessoas nascidas entre 1981 e 1996 – isto é entre os 21 e os 37 anos.

Na descrição da extensão na Chrome Web Store, @mikemac (chamamos-lhe assim por ser a única forma fidedigna que conhecemos) aproveitou para dar mais umas tacadas nesta geração, mais uma vez bem humoradas. Assim, pode ler-se que esta extensão se alimenta de tostas de abacate e de incapacidade para pagar hipotecas e que é uma forma de continuar o reinado de destruição de applebees e de propriedades habitacionais.

A conta oficial do browser Firefox viu a iniciativa e respondeu ao internauta dizendo que também precisavam do mesmo para o seu ecossistema, acrescentando ao tweet um tutorial de como migrar extensões do Chrome para Firefox. A resposta surgiu rapidamente com @cptaffe a responder positivamente ao desafio.