No próximo sábado, vamos à praia mas não só a banhos. De norte a sul do país, vai desenrolar-se uma acção conjunta “contra o furo de Aljezur e a exploração de combustíveis fósseis em Portugal”. As manifestações, convocadas através do Facebook, estão marcadas para a mesma hora – 15 horas – em todas as praias que “decidiram aderir” à causa.
De acordo com o evento público no Facebook, a mobilização vai acontecer nas seguintes praias:
- Ilhas
- Faial – Praia do Porto Pim
- Sul
- Aljezur – Praia de Monte Clérigo
- Almograve – Praia do Almograve
- Albufeira – Praia dos Pescadores
- Grândola – Praia da Aberta Nova
- Odeceixe – Praia de Odeceixe Mar
- Lagos – Meia Praia
- Faro – Praia de Faro
- Tavira – Praia das Cabanas
- Sagres – Praia do Tonel
- Centro
- Almada – Praia de São João da Caparica
- Almada – Praia da Rainha
- Caldas da Rainha – Praia da Foz do Arelho
- Cascais – Praia de Carcavelos
- Cascais – Praia de São Pedro do Estoril
- Ericeira – Praia da Ribeira de Ilhas
- Peniche – Praia do Baleal
- Figueira da Foz – Praia do Cabedelo
- Sintra – Praia Grande
- Santa Cruz – Praia da Física
- Setúbal – Praia de Albarquel
- Norte
- Aguçadoura – Praia da Barranha
- Aveiro – Praia do Furadouro
- Esposende – Praia de Ofir
- Porto – Praia de Matosinhos

Apesar destas confirmações, a convocatória é aberta e qualquer praia “pode aderir”, bastando existir pessoas com vontade para se juntar contra a prospecção de petróleo em Portugal. “Convocamos um cordão humano de surfistas, body boarders e nadadores dia 7 de Julho às 15 horas em todas as praias de Portugal continental, para reclamar o espaço do mar como espaço público de todos e contestar a prospecção de hidrocarbonetos, promovida pelo Governo português, que avança em contra-senso e sem estudos ambientais, contra a opinião dos seus habitantes”, lê-se na convocatória partilhada no Facebook.
A acção deverá ser visível nas redes sociais com a hashtag #PetróleoÉMáOnda. “Por um futuro sem furos e pela protecção do ecossistema partilhado por todos, somos a favor da transição energética para as renováveis e descarbonização do país, especialmente tendo em conta os incríveis recursos naturais que temos, como as ondas, o vento e o sol”, acrescentam ainda os organizadores desta mobilização, que podem ser contactados através do e-mail petroleoemaonda@gmail.com.