6 roteiros indicam a arte urbana de norte a sul de Portugal

A Fundação EDP levou a arte urbana até zonas rurais e publicou seis guias para a descobrirmos.

Os exemplares de arte urbana espalhados pelo país foi reunida pela Fundação EDP em seis roteiros gratuitos, disponíveis em formato impresso em algumas localidades e também em formato digital. Minho, Ribatejo, Alto Alentejo, Trás-os-Montes, Médio Tejo e Algarve são as seis regiões em destaque nestes seis pequenos livros, que nos guiam pelas obras de 35 artistas.

Os roteiros são o culminar de um trabalho realizado pela Fundação EDP em cada um dos locais representados, junto das populações, dos artistas da região e de instituições locais. Em conjunto, foram desenvolvidos mais de 80 trabalhos da chamada arte urbana em espaços públicos, tendo sido escolhidos sobretudo localidades rurais com baixa densidade populacional.

No Algarve, podem ser encontradas obras de artistas como Jorge Pereira, Mariana, A Miserável e Xana, nas localidades de Vila do Bispo, Barão de São João, São Bartolomeu de Messines, Mexilhoeira Grande, Figueira, Alte e Alportel. Por sua vez, no Alto Alentejo as obras dos artistas Luís Silveirinha, André Clérigo e André Calado aka Nada podem ser vistas em Campo Maior, Ouguela e Degolados. Já no Ribatejo, Alecrim, João Seguro ou Samina dão cor aos espaços públicos da Vila da Marmeleira, Assentiz, São João da Ribeira e Ribeiro de São João.

No Médio Tejo, as localidades de Vila Nova de Barquinha, Tancos, Praia do Ribatejo e Atalaia recebem a arte pelas mãos de Alexandre Farto aka Vhils, Manuel João Vieira, Violant e Carlos Vicente. Por fim, em Trás-os-Montes, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Miranda do Douro e Mogadouro recebem instalações de artistas como Gabriela Vaz Pinheiro, Nuno Pimenta, MAR ou Ricardo Santos.

Os roteiros incluem explicações de cada um das obras, fotografias e coordenadas GPS, assim como um mapa. Estão disponíveis em vários pontos em cada localidade e também online.