Performance é arte em discurso directo, sem truques. Silvia Strass mostra-o em Lisboa

A artista brasileira Silvia Strass trouxe a sua "Vernissage Descoberta" a Lisboa. Até dia 13 de Julho no EKA Palace.

Silvia Strass Lisboa
 

Nos anos 1960 e 1970, para fugir à formalidade das expressões artísticas da altura e pela necessidade de um discurso directo, sem truques, surge a performance. Surge a poesia para o toque, ensaios, pensadores, ideias, objectos, mostras, vidas e histórias que eram abordadas com uma profundidade que levou criadores e intérpretes a quebrar convenções, movimentos e até o próprio corpo. Até hoje.

Claro que, hoje em dia, é mais complexo falar de performance, as convenções misturam-se e no que toca à história do Homem e das suas Artes até já é costume dizer que já foi tudo inventado. Mas a performance continua viva, e como não poderia deixar de ser, a cidade continua a ser um bom palco para artistas abrirem o peito. E Lisboa não é excepção. 

No passado dia 6, assistimos, no EKA Palace, à performance de apresentação da nova exposição da artista brasileira Silvia Strass.

A performance e a exposição de Silvia tratavam o mesmo tema. Na realidade, a exposição vem da performance e a performance só existe para que a exposição aconteça. Silvia Strass é artista plástica, com uma pesquisa sobre a palavra, a escrita, a caligrafia e o corpo. A exposição, de nome “Vernissage Descoberta”, mostra-nos o resultado desse laboratório de escrever com a pele, em auto-retratos sobre o casamento da palavra com o toque. São retratos sobre a pele, sobre a escrita que teima em perseguir-nos.

A exposição conta também, para além das peças de Silvia, com fotografias da também artista Gabriela Cais Burdmann. Aqui, algumas fotografias da exposição e performance de apresentação da “Vernissage Descoberta”, que podes encontrar até dia 13 de Julho, no EKA Palace:

Silvia Strass encanta-nos desde 1984, tendo as suas raízes bem profundas no Brasil. Inspirada por afecto, sorriso, poesia, pele e abraço, lança-se agora para o mundo, levando consigo a sua bagagem de artista plástica, escritora, tatuadora, ilustradora e performer.

Conhece mais do seu trabalho em silviastrass.com.

Fotos de Teresa Lopes da Silva

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.