Start-up portuguesa transforma óleo usado em detergente

"Lutamos diariamente para desenvolver ideias para uma reciclagem mais eficiente, rentável e acessível a todos." — EcoXperience

A EcoXperience é uma start-up portuguesa que promete revolucionar o modo como agimos face ao desperdício e reaproveitamento de óleo.

Fundada em 2016 por um grupo de químicos da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, tem como principal objectivo oferecer soluções verdes para uma reciclagem viável de óleos alimentares usados transformando-os em detergentes líquidos e sabões 100% biodegradáveis, com qualidade e características semelhantes às principais marcas lideres de mercado.

“Lutamos diariamente para desenvolver ideias para uma reciclagem mais eficiente, rentável e acessível a todos.” — EcoXperience

Recentemente a EcoXperience conseguiu um financiamento de 700 mil euros ao abrigo do programa Europeu 2020. O dinheiro será canalizado para desenvolvimento do One-N-Done, uma cápsula que reutiliza óleos alimentares.

Segundo o P3, a EcoXperience já possui a tecnologia necessária para transformar óleo em produtos de limpeza, sendo provável que esta inovadora cápsula entre definitivamente no mercado nos próximos dois anos. Este processo de reciclagem envolve uma proteína produzida pelo pâncreas humano, capaz de reproduzir a forma como o corpo transforma a gordura em novos componentes— “a fórmula desenvolvida pela EcoXperience, em parceria com a UC, mimetiza o que acontece no corpo humano, ou seja, transforma os triglicerídeos presentes nos óleos usados em novos componentes”, explicam César Henriques e Filipe Antunes, dois dos fundadores, em entrevista ao P3.

O óleo é uma ameaça permanente à qualidade das fontes de água. A sua difícil retenção, dificulta ou impossibilita as estações de tratamento de águas residuais de lidar com este tipo de resíduos que acabam inevitavelmente por poluir as fontes de água.

Dica importante: Aconselha-se os consumidores a guardarem os óleos utilizados na confeção dos alimentos em recipientes, em vez de os despejar na canalização. Podes deitar o teu “óleo fora” nos diversos o oleões espalhados pelo país.

A EcoXperience pretende tornar esta tecnologia disponível não apenas no sector empresarial mas também no doméstico, em prol de uma filosofia de economia circular, ou seja, uma economia cuja premissa principal é a transformação dos resíduos em produtos que possam ser novamente utilizados — fazendo jus à expressão, “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”