Affinity Publisher: alternativa ao InDesign chegou em beta

Podes fazer o download gratuito da aplicação e testá-la. Contudo, não é recomendável o seu uso para trabalhos importantes.

Depois de alternativas ao Photoshop e Illustrator – o Affinity Photo e o Affinity Designer –, a Affinity está a lançar mais uma aplicação para a reforçar a sua suite criativa. Chama-se Affinity Publisher e, desta vez, é um concorrente ao InDesign da suite da Adobe.

O Affinity Publisher está ainda em desenvolvimento, podendo a versão beta ser descarregada gratuitamente e testada antes do seu lançamento oficial. Enquanto que o Photo é vocacionado para edição de fotografia e o Designer para desenho vectorial, o Publisher é uma aplicação para criar brochuras, livros e outro tipo de publicações.

Poderás encontrar no Publisher a alternativa ao InDesign que procuravas; contudo, por ainda estar em beta e conter bugs, pode ainda ser cedo para deixares a suite da Adobe. A própria Affinity não recomenda o uso da aplicação para algum trabalho de produção importante. A tecnológica quer neste momento ouvir os utilizadores, recebendo feedback sobre o Publisher e funcionalidades em falta. Para tal, podes usar o fórum da Affinity.

O Affinity Publisher terá integração com as outras aplicações da Affinity – o Photo e o Designer – e, tal como estas, poderá ter também uma versão para iPad. Ao contrário da suite da Adobe, as apps da Affinity podem ser adquiridas em separado; não existe uma subscrição mensal, compras a aplicação uma vez e a partir daí recebes todas as actualizações.

Por agora, o Affinity Publisher será gratuito e está disponível para macOS e Windows (fica a faltar o Linux).