Programador cria app que avisa dos atrasos da CP

André Cachopas, um programador, decidiu criar uma app Android que promete resolver parte das frustrações de quem anda de comboio.

Se nas estações mais movimentadas de comboios, como as dos principais centros urbanos, existem painéis informativos que dão conta de eventuais atrasos ou supressões na CP, noutras estações a informação é mais escassa e André Cachopas, um programador, decidiu criar uma app Android que promete resolver parte das frustrações dos passageiros.

Chamada Atrasos CP, é uma aplicação que, por enquanto, poupa no design da sua interface mas não na funcionalidade. Ainda em fase experimental (e por isso disponível na Play Store em modo “Early Access”), oferece uma lista completa dos comboios em circulação, indicando se vão chegar “à tabela” (ou seja, a horas) ou atrasados e, neste caso, quanto tempo depois da hora prevista.

Podes pesquisar por estação ou por tipo de comboio (Alfa Pendular, Intercidades, Regional ou Sub-urbano) para obter a lista pretendida, e adicionar algumas ligações aos favoritos para as teres sempre à mão. A aplicação apenas mostra informação (obtida através da API da Infraestruturas de Portugal), não recolhendo qualquer dado dos seus utilizadores. Existem anúncios (não intrusivos) na app para ajudar na monetização dos mesmos.

No Twitter, onde André Cachopas partilhou a sua criação, recebeu dezenas de partilhas (mais de 70) e centenas de favoritos (cerca de 150), assim como vários comentários a agradecer-lhe a criação. Alguns utilizadores procuram ajudar o programador, apelando ao bom espírito cooperativo que se costuma criar neste tipo de projectos, outros simplesmente felicitaram-no. “Que fixe a app, isto vai ser super útil de manhã a correr para a estação haha”, partilhou, por exemplo, a utilizadora @slayraa.