Este Bugatti Chiron funciona apesar de ser 100% feito de LEGO

Veículo é extremamente parecido com um Bugatti Chiron de verdade e consegue passar os 20 km/h.

O LEGO Chiron (foto via LEGO/DR)

Um Bugatti Chiron é um conjunto LEGO que podes comprar por 420 euros e montar em casa. Contudo, depois de montares as 3599 peças, o resultado não será nem próximo com o Bugatti Chiron que a própria LEGO construiu em tamanho real e usando mais de um milhão de peças. Talvez a melhor parte? O carro funciona… a motores da LEGO também.

Pesando um total de 1,5 toneladas, este Bugatti Chiron em tamanho real e feito com um milhão de peças LEGO da gama Technic é constituído por 2 304 motores e 4 032 rodas dentadas, também da LEGO Technic, o que lhe confere uma potência de 5,3 cavalos. O carro está equipado com um spoiler traseiro, luzes na parte da frente e na de trás, um velocímetro, um volante destacável e pedal de freio – tudo funcional e feito em LEGO. No total, foram precisas mais de 13 mil horas em força humana para o desenvolvimento e construção deste veículo.

O Bugatti Chiron em LEGO, que é esteticamente muito parecido com um Bugatti Chiron real e foi  mesmo submetido a um test-drive em pista. O veículo conseguiu passar os 20 km/h, uma velocidade bem abaixo dos 420 km/h que um Bugatti a sério consegue mas é impressionante para uma gigantesca construção em LEGO. “Quando vi o LEGO Chiron pela primeira vez, fiquei imediatamente impressionado pela precisão do modelo e a atenção minuciosa aos detalhes. Na verdade, a cerca de 20 metros de distância, não se percebe que estamos a olhar para um carro de LEGO”, comentou Andy Wallace, um piloto de corridas com várias corridas e prémios na sua carreira, em comunicado. “Conduzir o LEGO Chiron foi uma experiência incrível, de que gostei muito. Ao fim destes anos todos, nunca poderia imaginar que um dia iria conduzir um carro em LEGO.”

Andy Wallace ao lado do LEGO Chiron (foto via LEGO/DR)

A ideia de construir este LEGO Chiron partiu da equipa do LEGO Technic. Desenhado originalmente por Aurelien Rouffiange, a montagem decorreu nas instalações do grupo dinamarquês em Kladno, na República Checa, por uma equipa especializada – entre designers, técnicos e especialistas em electrotécnica –, que está habituada a criar modelos para as lojas LEGO e os parques Legolândia.