Viaja pelos lugares mais estranhos do mundo sem sair de casa com o EarthCam

Para te ajudar a tornar essa viagem mais real, apresentamos-te o EarthCam, um repositório com ligação a centenas de câmaras em transmissões em directo espalhadas pelo mundo e à distância de um clique.

Deves estar farto de ouvir a lenga-lenga de que a Internet é o portal perfeito para explorar qualquer parte do mundo. A verdade é que em resposta a uma morada WWW raramente encontras melhor que um documento de hipertexto com tabelas, letras e códigos (o código-fonte), que te parece tudo menos dos antípodas do teu mundo real. Assim, a Internet acaba por ficar aquém a experiência de viajar sem sair do lugar – falta-lhe a dimensão real das imagens com os objectos, as cores, as luzes e sombras características de cada local.

Para te ajudar a tornar essa viagem mais real, apresentamos-te o EarthCam, um repositório com ligação a centenas de câmaras em transmissões em directo espalhadas pelo mundo e à distância de um clique. Neste site, podes encontrar absolutamente de tudo para as tuas férias; desde os spots mais batidos como o Times Square ou a Estátua da Liberdade até planos menos convencionais como um kebab em rotação infinita.

Também Portugal marca presença no EarthCam – mas fica o aviso, alguns links estão corrompidos. Ainda assim, por cá, as câmaras utilizadas para monitorização da ondulação na linha costeira ou para controlo meteorológico estão ligadas à rede, pelo que é possível descobrir as respectivas paisagens online.

O site é mantido sobretudo pela comunidade, daí que se expliquem as dezenas de ligações que já não estão disponíveis; em todo o caso, é uma boa distracção, que te pode servir para espreitar aquele sítio de sonhos ou simplesmente colar numa parvoíce qualquer. A sepultura de Andy Wharol, as cataratas do Niagara ou um deserto no meio do Botswana são alguns dos destinos turísticos em destaque no “Hall of Fame” do site.