Eminem lança novo álbum sem aviso prévio, Kamikaze

“Tentem não pensar demasiado neste... aproveitem”, escreveu Eminem no Twitter.

Eminem em Londres (foto de Jeremy Deputat via Twitter)

Ataques destes não requerem perímetro de segurança. Sem aviso prévio, Eminem prepara-se para explodir com milhares de colunas em todo o mundo com o seu novo álbum. Kamikaze já se encontra disponível para audição nas principais plataformas de streaming, e é o sucessor de incompreendido Revival, lançado em 2017.

No novo disco, o fantasma do último álbum está ainda bem presente, com Eminem a atacar ferozmente a imprensa pelas críticas feitas a Revival, bem como o actual panorama social e musical dos EUA, com especial foco em Donald Trump, e no seu vice-presidente, Mike Pence. Alguns rappers também são visados nas suas letras, como Tyler, The Creator, Lil Xan, Lil Pump, Lil Yachty, Joe Budden ou Machine Gun Kelly.

“Tentem não pensar demasiado neste… aproveitem”, sugeriu Eminem através do Twitter, recordando as críticas de que foi alvo o seu último álbum, editado no passado mês de Dezembro.

Dr. Dre assumiu a produção executiva em conjunto com o próprio Eminem, sob o alter ego de Slim Shady. O artwork do projeto é uma homenagem ao clássico Licensed to III, dos Beastie Boys, lançado em 1986.

Kamikaze conta com participações de Joyner Lucas, Royce Da 5’9” e Jessie Reyez. Destaque ainda para a participação, na escrita, de Kendrick Lamar na faixa “Greatest”, onde está presente uma dica sobre a viralidade do álbum de K-Dot, contrastando com o “fracasso” de Revival.

Bon Iver, Paul Rosenberg, Mike Will Made-It, Illadaproducer, Ronny J, Jeremy Miller, Lonestarrmuzik, Boi-1da, Luis Resto, Jahaan Sweet, Tay Keith, Tim Suby, Fred Ball e S1 compõem a lista de produtores escolhidos para o 10º álbum da carreira de Eminem.

A capa de Kamikaze

Kamikaze traz uma mensagem semelhante ao seu antecessor, porém a sonoridade mais “fácil” de digerir e a vibe mais descomprometida do rapper irão certamente contribuir para afastar o “mau olhado” de Revival e despertar alguns ouvidos mais desatentos ou de difícil sedução.

Com tanto marketing e milhões de dólares investidos diariamente em redes sociais e plataformas de streaming, será a surpresa ainda uma arma a ter em consideração na industria musical?

Podes ouvir o disco aqui:

Eminem – Kamikaze (tracklist):

  1. “The Ringer”
  2. “Greatest”
  3. “Lucky You (feat. Joyner Lucas)”
  4. “Paul – Skit”
  5. “Normal”
  6. “Em Calls Paul – Skit”
  7. “Stepping Stone”
  8. “Not Alike (feat. Royce Da 5’9′)”
  9. “Fall”
  10. “Kamikaze”
  11. “Nice Guy (feat. Jessie Reyez)”
  12. “Good Guy (feat. Jessie Reyez)”
  13. “Venom – Music from the Motion Picture”